Isolamento resolve

‘Lockdown’ em Araraquara tem resultado e casos de covid-19 diminuem

Cidade no interior de São Paulo promove isolamento social há 15 dias e número de testes positivados cai de 50% para 23%

Prefeitura Municipal de Araraquara
Prefeitura Municipal de Araraquara
Lockdown no Brasil: em Araraquara, após um mês, houve redução de 57,5% no número de infectados e de 39% nas mortes

São Paulo – Em 21 de fevereiro o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), determinou o fechamento de todas as atividades não essenciais no município. Com o sistema de saúde em colapso diante da chegada das novas variantes do coronavírus à cidade do interior de São Paulo, o lockdown em Araraquara proibiu a abertura de lojas, bares, restaurantes, supermercados. Quinze dias depois da dura medida, Araraquara já tem o que comemorar. A Secretaria Municipal de Saúde confirma queda significativa no número de testes positivos.

Brasil tem recorde de mortes por covid-19 em 24 horas. Pandemia avança sem controle

“A gente saiu de quase 50% dos testes positivados para 23%. Hoje, estamos colhendo os frutos do lockdown com a diminuição do número de casos”, declarou a secretária Eliana Honain ao portal G1. “Foi um fruto doído, mas bem recebido porque mostra que a gente conseguiu diminuir a transmissão. A gente tira a lição do quanto é importante o isolamento social.”

Diante disso, desde o dia 27 os supermercados voltaram a abrir. A prefeitura alerta que não há necessidade de formação de filas porque os mercados permanecerão em funcionamento. O lockdown permanece em vigor em Araraquara. Os cidadãos só devem sair de casa com máscaras e em caso de necessidade. A circulação de carros e pessoas é permitida apenas para aquisição de produtos e serviços definidos como essenciais por decreto municipal. Se não houver justificativa para a presença em via pública, o infrator pode ser multado em R$ 120.

Situação atual

Os reflexos do isolamento social no número de óbitos, avalia a secretária de Saúde, deve demorar por volta de 10 dias. De acordo com dados da prefeitura, 160 pessoas morreram de covid-19. Boletim epidemiológico dessa terça-feira (9) informa 63 novos casos da doença, somando 15.640 casos em Araraquara.

Há 181 pacientes internados, 75 deles em UTI. A cidade tem uma taxa de ocupação de 81% de leitos de enfermaria e 93% de UTI.


Leia também


Últimas notícias