Protegidos contra a Covid-19

‘Dá uma esperança tomar a vacina’: idosos se emocionam no primeiro dia de imunização em São Paulo

Vacinação das pessoas com mais de 90 anos foi antecipada pela prefeitura de São Paulo para esta sexta (5) e grupo comenta o ‘alívio’ ao receber a primeira dose

Edson Hatakeyama/SMS
Edson Hatakeyama/SMS
"Dá uma esperança tomar a vacina. É uma preocupação a menos", comemoram idosos

São Paulo – A notícia de que a prefeitura de São Paulo antecipou para esta sexta-feira (5) a vacinação das pessoas com mais de 90 anos, pegou de surpresa os idosos na noite desta quinta (4). Mas, as primeiras horas do início da vacinação contra a covid-19 na capital paulista foram mesmo marcadas por relatos de emoção e alívio. 

Quem já compareceu em uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde as vacinas estão disponíveis, comemorou ao receber a primeira dose. De acordo com o jornal Agora São Paulo, na UBS da Mooca, zona leste da cidade, cerca de 20 pessoas já haviam recebido a vacina na primeira hora de funcionamento do posto de saúde, às 8h30. Lucila Ferrari, de 94 anos, que soube da antecipação da campanha pela televisão, foi a primeira a receber a dose no local. “Dá uma esperança tomar a vacina. É uma preocupação a menos”, explicou ao veículo. 

Até a tarde de quinta, o início da vacinação desta faixa etária era previsto para segunda-feira (8), como também estabelecia o plano estadual de imunização. Com a decisão, a secretaria municipal de Saúde afirma que 32.837 idosos com mais de 90 anos devem ser vacinados na cidade, incluindo as pessoas dessa faixa etária que têm dificuldade ou incapacidade de locomoção. Esse grupo, segundo a pasta, deve entrar em contato com a UBS mais próxima para ser vacinado em casa pela equipe do Programa Saúde da Família (PSF).

Alívio e cuidado

Na unidade da Mooca, a aposentada Ida Ghirelli Barbosa, de 92 anos, ao receber a dose da vacina não conteve também as lágrimas. Ela contou ao Agora que estava “muito contente. Sempre respeitei a quarentena e a vacina traz alívio. Mas, mesmo assim, vou continuar usando máscara e tomando os cuidados com a higiene”, ressaltou. 

O portal G1 acompanhou a chegada de Mariângela que levou o pai para tomar a vacina contra a covid-19 na UBS da Vila Prudente, também na zona leste. A secretaria de Saúde autoriza que o idoso seja acompanhado, mas apenas por uma pessoa, para evitar aglomerações. À reportagem, a filha destacou que a família ficou o ano inteiro se cuidando. “Não saindo de casa, vendo outras bobagens por aí, e a gente cada vez se protegendo mais, querendo proteger o pai, me protegendo para protegê-lo”. Para ela, a primeira etapa da imunização “é uma luz no fim do túnel”. 

Ana Luiza Brunete, de 90 anos, que aguardava na fila de uma unidade de saúde ser vacinada, ressaltou à rádio BandNews que o dia de hoje “é muito especial, não só para mim, mas para o Brasil”. Na UBS de Santo Amaro, na zona sul, Maria Gomes, de 90 anos, também tomou a primeira dose, acompanhada da neta. “Fiquei bastante emocionada porque a gente tenta proteger eles (idosos)”, contou ao G1

A partir de segunda-feira (8) a prefeitura de São Paulo promete ainda disponibilizar cinco locais em que os idosos poderão ser vacinados contra a covid-19 sem sair do carro, no sistema drive-thru, e em quatro centros-escolas do município. A vacinação nos drive-thrus será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nas UBSs e nos centros escolas, das 7h às 19h.

Você pode conferir todos os locais e o endereço das UBSs, clicando aqui.


Leia também


Últimas notícias