Acelerado

Surto descontrolado: Brasil tem 21º dia consecutivo com mais de mil mortos por covid-19

No ritmo atual, em pouco mais de uma semana o Brasil chegará à marca de 250 mil vítimas da covid. Dia de hoje foi o segundo com mortos passando dos 1.300

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Trata-se de um momento pior do que a última semana de março deste ano, no ápice do que chamam de "segunda onda"

São Paulo – O Brasil registrou nesta quarta (10) mais 1.330 mortos por covid-19 nas últimas 24 horas. Já são 21 dias consecutivos com o país passando da casa de mil óbitos diários pela pandemia, desde que registrou 1.007 mortes pelo novo coronavírus, em 21 de janeiro. Esta quarta-feira é também o segundo dia consecutivo com número de vítimas acima de 1.300. Com isso, a média diária de mortes, calculada em sete dias, sobe para 1.041.

O valor é equivalente ao ocorrido durante o pior momento do surto no país até então, entre junho e setembro. Com o avanço, o país tem 234.850 mortos de acordo com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). A continuar nesse ritmo, daqui a cerca de 10 dias serão 250 mil vítimas – em números oficiais.

Já o número de novos casos teve acréscimo nesta quarta de 59.602, totalizando 9.659.167. Tanto o número de mortes como o de infectados são defasados, em razão da subnotificação e pela pouca aplicação de testes à população do país.

Números da covid-19 no Brasil. Fonte: Conass

O Brasil segue como o segundo com mais mortes no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. De acordo com o Imperial College de Londres, uma das maiores referências mundiais em epidemiologia, a covid-19 no Brasil está descontrolada desde o início do ano. A taxa de transmissão teve recuo nas últimas semanas, entretanto, segue acima do desejado. Hoje, 100 pessoas contaminam, em média, 105, segundo estudos daquela instituição. Logo, a epidemia segue em crescimento.

Embora o processo de vacinação já tenha iniciado em boa parte do mundo, as más notícias seguem. Também hoje, a Europa atingiu oficialmente a marca de meio milhão de mortos por covid-19. Embora o bloco seja um dos mais impactados do mundo, medidas de isolamento social e o avanço na imunização vêm trazendo resultados considerados bons. A taxa de transmissão no continente está sob controle de acordo com a Imperial College, ou seja, 100 pessoas transmitem para menos de 100 pessoas, o que indica recuo no surto.

Curvas epidemiológicas de casos e mortes por covid-19 no Brasil. Fonte: Conass

Vacinação

De acordo com a universidade de Oxford, o mundo deve superar hoje a marca de 150 milhões de doses de vacinas aplicadas. Entretando, a oferta de imunizantes em escala planetária ainda é insuficiente. O processo avança 4 milhões de doses diárias em média. No Brasil, apenas 3,6 milhões de pessoas já oram vacinadas, equivalente a 1,7% da população total do país, de 230 milhões de habitantes.

Ao menos 52 países já vacinaram mais do que o Brasil, de acordo com a universidade Johns Hopkins. Entre os países que mais avançaram em suas campanhas de imunização está Israel, onde 65% da população já recebeu ao menos a primeira dose, Gibraltar (57%), Emirados Árabes (45%), Seicheles (40%) e Reino Unido (19%).

Apesar de ser o país com o maior número de mortos (470 mil) e de contaminados (27,2 milhões), os Estados Unidos (12,68%) com 43 milhões de doses já aplicadas, é também o país com maior número absoluto de vacinados. Em apenas um dia, no último sábado (6), o país agora governado por Joe Biden promoveu um esforço nacional e vacinou mais de 1 milhão de pessoas.


Leia também


Últimas notícias