Sombras

Covid-19 acelera no Brasil, que vira ‘exceção’ da tendência mundial de redução de casos e mortes

Brasil tem segundo dia com mais mortes da segunda onda da pandemia e se aproxima dos 10 milhões de casos

Senado Federal/Twitter
Senado Federal/Twitter

São Paulo – O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) registrou hoje (11) mais 1.351 mortos por covid-19 em um período de 24 horas no Brasil. É o segundo dia mais letal da covid-19 da “segunda onda” da doença que afeta o país, superando por uma vítima a última terça-feira (9). Desde março, de acordo com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), são 236.201 mortes causadas pelo novo coronavírus.

Em relação ao número de infectados, o Brasil se aproxima da marca dos 10 milhões. Com o acréscimo de 54.742 no último período, o país chega a 9.713.909 casos desde o início do surto, em março. A média móvel de mortes calculada em sete dias está em 1.058 mortos e 45.374 infectados a cada 24 horas. De acordo com o Imperial College de Londres, respeitada instituição de pesquisa em epidemiologia, a pandemia segue descontrolada no Brasil.

Curvas epidemiológicas médias de casos e mortos no Brasil. Fonte: Conass

Mundo

A pandemia já contaminou cerca de 107 milhões de pessoas no mundo, desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia, em março. Os mortos superam a casa dos 2,3 milhões. É a mais grave crise sanitária da história da humanidade em mais de 100 anos. Em 1918, a Gripe Espanhola deixou 50 milhões de mortos, aproximadamente.

O cenário global da covid-19 é de redução de mortes e contágio, em oposição ao Brasil. De acordo com a OMS, a disseminação do coronavírus caiu 17% na última semana. É a quarta semana consecutiva de redução nas curvas epidemiológicas gerais, com algumas exceções. Entre elas o Brasil e Portugal. O Brasil vive um surto fora de controle desde dezembro. Contribuíram para o cenário desastroso as aglomerações de fim de ano, que ainda são constantes no país.

Pressão

Na última semana, Portugal viu o sistema de saúde do país ser pressionado pela alta demanda de pacientes com covid-19. Hoje, o país prorrogou o lockdown , que já vigora a semanas no país, para o dia 1 de março. “A situação ainda é extremamente grave e exige que essas medidas sejam estendidas não apenas até o final de fevereiro, mas provavelmente até o final de março”, disse o primeiro-ministro António Costa.

Portugal passou bem pela primeira onda de covid-19 no continente europeu, entretanto, excesso de flexibilizações e a variante britânica do vírus empurraram o sistema de Saúde do país ao limite neste segundo impacto. São pouco menos de 15 mil mortos no país de 10 milhões de habitantes e 780 mil infectados.

O país europeu segue com programa de vacinação compatível à velocidade dos demais países do bloco europeu. Com 3,9% da população já recebido pelo menos a primeira dose da vacina, o país está atrás da Alemanha, com 4% e à frente da Suécia, com 3,5%. Já o Brasil superou a marca dos 4 milhões de vacinados, mas segue abaixo de 2% de vacinados.


Leia também


Últimas notícias