Suspeita de irregularidades

Exército e Pazuello têm 15 dias para explicar distribuição de cloroquina

Tribunal de Contas da União apura a compra de insumos por preço maior, a produção e a distribuição do medicamento pelo Exército, além dos atos do Ministério da Saúde

Valter Campanato/Agência Brasil
Valter Campanato/Agência Brasil
O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, deverá ser um dos primeiros convocados pela CPI que vai investigar as responsabilidades do governo na pandemia

São Paulo – O Tribunal de Contas da União (TCU) deu prazo de 15 dias para o Exército e o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, prestarem esclarecimentos sobre a fabricação e distribuição de comprimidos de cloroquina a estados e municípios. Mesmo sem eficácia comprovada no tratamento de pessoas com covid-19 e apesar das advertências de especialistas e autoridades de saúde, o medicamento virou bandeira do governo de Jair Bolsonaro. Equipe do Ministério da Saúde chegou a pedir autorização à prefeitura de Manaus para percorrer as unidades de saúde para estimular o uso da droga.

O TCU quer que o Ministério da Saúde informe sobre o armazenamento, fracionamento e distribuição de 3 milhões de comprimidos de hidroxicloroquina, versão mais fraca da cloroquina, doados pelo então presidente dos Estados Unidos Donald Trump. E também sobre os critérios de distribuição dos comprimidos de 150 mg produzidos pelo Laboratório Químico e Farmacêutico do Exército para as secretarias estaduais e municipais de saúde.

O ministro Eduardo Pazuello terá de explicar ainda se as secretarias de Saúde enviaram ofício pedindo essa quantidade de remédios.

E ao Exército caberá responder sobre a dispensa de licitação para compra de sal difosfato, usado na produção de cloroquina. Bem como a quantidade de cloroquina de 150 mg produzida em 2017, 2018 e 2019, e o volume de sal difosfato usado nessas produções, além da previsão de produção de cloroquina de 150 mg para 2021.

Exército afirma que gastos elevados em insumos da cloroquina seriam para evitar ‘danos irreparáveis’

Redação: Cida de Oliveira


Leia também


Últimas notícias