Sintomas

Covid-19 persistente: estudo revela mais de 50 efeitos de longo prazo

Meta-análise mostra que oito em cada 10 pacientes com covid-19 apresentaram pelo menos um sintoma persistente entre 2 e 16 semanas após infecção aguda pelo coronavírus

Marcelo Seabra/Fotos Públicas
Marcelo Seabra/Fotos Públicas

São Paulo – Pelo menos oito em cada 10 pacientes com covid-19 tiveram um ou mais sintomas persistentes no período de 14 dias a 16 semanas após a infecção aguda. E alguns efeitos possam durar mais tempo. A conclusão é de uma meta-análise que pode ser encontrada nesta pré-publicação do medRxiv, ainda não revisada por pares.

Foram avaliados quase 19 mil estudos que relataram 55 efeitos persistentes após a infecção aguda. Os dados foram retirados dos registros de 47.910 pessoas com idades entre 17 e 87 anos que participaram de 15 estudos que avaliaram sintomas ou parâmetros laboratoriais de longo prazo. Cada estudo teve um mínimo de 100 pacientes. Nove estudos eram da Grã-Bretanha ou da Europa, três eram dos Estados Unidos e os demais eram da Ásia e da Austrália. Seis estudos focaram apenas em pessoas hospitalizadas por covid-19; os outros incluíram casos leves, moderados e graves.

Um estudo anterior em Wuhan (China) e publicado no The Lancet mostrou que 76% dos pacientes que necessitaram de hospitalização relataram pelo menos um sintoma 6 meses depois, e a proporção foi maior em mulheres. Os sintomas mais comuns foram fadiga ou fraqueza muscular e dificuldade em dormir. Além disso, 23% relataram ansiedade ou depressão durante o acompanhamento.

O que sabemos sobre os coronavírus anteriores, SARS e MERS, é que ambos compartilham características clínicas com covid-19, incluindo sintomas persistentes. Pessoas que sobreviveram à SARS mostraram anormalidades pulmonares meses após a infecção, e 28% das pessoas tiveram disfunção pulmonar até dois anos depois.

Com relação aos sintomas psicológicos, altos níveis de depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático de longo prazo também foram relatados em pacientes previamente infectados com outros coronavírus. Para sobreviventes de MERS , 33% das pessoas com fibrose pulmonar, bem como estresse pós-traumático de longo prazo e transtornos de ansiedade, também foram atendidas.

Os efeitos de longo prazo mais comumente identificados de covid-19 foram fadiga (58%), dor de cabeça (44%), transtorno de déficit de atenção (27%), queda de cabelo (25%), dispneia (24%). Ou anosmia ( 24%).

Outros sintomas persistentes foram pulmonares (tosse, aperto no peito, diminuição da capacidade de difusão pulmonar, apneia do sono, fibrose pulmonar), cardiovasculares (arritmias, miocardite), neurológicos ou psiquiátricos (perda de memória, depressão, ansiedade, distúrbios do sono). Durante o acompanhamento, 34% dos pacientes tiveram uma radiografia de tórax anormal. Também foram observados marcadores sanguíneos elevados que podem ser usados ​​como um prognóstico para a doença.

queda do cabelo ocorre em 25% dos casos após a covid-19 e pode ser considerada um eflúvio telógeno, definido como a queda difusa do cabelo após um grande estressor ou infecção sistêmica por coronavírus. É causada por transições foliculares prematuras da fase de crescimento ativo para a fase de repouso, dura cerca de 3 meses, mas pode causar desgaste emocional e desencadear doenças neurológicas.

A perda do paladar ou do olfato é transitória durante a fase aguda do covid-19, mas é verdade que os registros que encontramos indicam que pode ser persistente em aproximadamente 20% dos casos e durar pelo menos 4 meses. Os especialistas recomendam tratar as disfunções olfatórias causadas pelo coronavírus por meio de gotas de vitamina A, esteroides, mas principalmente com treinamento olfatório , que regenera os neurônios olfatórios danificados por covid-19 e os ajuda a se recuperar mais cedo.

neuroinvasão SARS-CoV-2 pode afetar o cérebro e deixar sequelas neurológicas. Além da entrada direta do coronavírus no sistema nervoso, seja pelo nervo olfatório, seja por sua circulação pelo sistema sanguíneo, existem outros problemas neurológicos decorrentes da inflamação e hipercoagulação que ocorrem no desenvolvimento dessa doença.

Já foram observadas deficiências neurocognitivas associadas a doenças virais que causam disfunções nos sistemas imunológico e metabólico, como ocorre em covid-19. Pessoas que sofrem de problemas neuropsiquiátricos têm um alto risco de mortalidade por covid-19, mas também existem fatores que podem ser a resposta para problemas neuropsiquiátricos subsequentes. O diagnóstico precoce de problemas psiquiátricos é muito importante para poder receber tratamento e ser considerados grupos de risco nesta doença.

Há necessidade de estudos prospectivos. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças têm como objetivo identificar o quão comuns são esses sintomas, quem tem maior probabilidade de apresentá-los e se eles eventualmente desaparecem. Mais estudos também são necessários para determinar se alguns dos sintomas, principalmente os psicológicos, são devidos diretamente ao vírus ou à situação estressante de enfrentar a pandemia ou aos efeitos colaterais da intubação e dos tratamentos.

Até o momento, não há diagnóstico estabelecido para a condição persistente de covid-19. Portanto, medidas preventivas, técnicas de reabilitação e estratégias de manejo clínico projetadas para lidar com os efeitos de longo prazo são urgentemente necessárias. Do ponto de vista clínico, a necessidade de equipes multidisciplinares com perspectivas abrangentes do paciente para tratar do cuidado covid-19 de longo prazo, monitorando a duração e o tratamento de cada sintoma e acompanhando para determinar se esses efeitos de longo prazo complicam doenças anteriores continuação de covid-19, ou pode desencadear outras doenças no futuro.

* Sonia Villapol é professora assistente no Houston Methodist Research Institute Sonia Villapol * Sonia Villapol é professora assistente no Houston Methodist Research Institute

Artigo original em The Conversation


Leia também


Últimas notícias