"Engano"

Ministério da Saúde retira do ar aplicativo que indicava cloroquina até para bebê e cachorro de estimação

Aplicativo para “ajudar” médicos no tratamento da covid-19, indicava medicamentos ineficazes para qualquer sintoma apresentado. Professor de direito afirma que código de programação da ferramenta é “prova objetiva” de crime de responsabilidade

reprodução
reprodução
Ministério da Saúde disse que site entrou no ar indevidamente pois foi invadido. Entretanto, Casa Civil tinha comemorado lançamento da plataforma

São Paulo – O Ministério da Saúde tirou do ar hoje (21) a plataforma “TrateCOV”. O aplicativo tinha sido desenhado pelo governo Bolsonaro para “auxiliar” médicos na indicação de remédios contra a covid-19. Entretanto, a ferramenta digital servia apenas para receitar remédios comprovadamente ineficazes contra o vírus, como a cloroquina e a ivermectina. Seja para cachorros ou bebês com náuseas, a recomendação era sempre a mesma: o “kit covid” do governo Bolsonaro.

Em nota, a pasta alegou que a plataforma foi ativada indevidamente por hackers. “Informamos que a plataforma TrateCOV foi lançada como um projeto-piloto e não estava funcionando oficialmente, apenas como um simulador. No entanto, o sistema foi invadido e ativado indevidamente – o que provocou a retirada do ar, que será momentânea”, disse o ministério.

A explicação da pasta não condiz com nota da Casa Civil divulgada no dia 14 deste mês. No texto, o governo comemora a criação da plataforma e afirma que que ela seria testada primeiro em Manaus. “Diante do cenário epidemiológico atual, a capital do Amazonas foi escolhida para estrear o TrateCOV. A prefeitura de Manaus, com apoio do Governo do Amazonas, está em processo de exportação do cadastro dos médicos para a plataforma. Até o momento, 342 profissionais já foram habilitados”, afirma a nota.

Batalhas

O deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ) comemorou o recuo da pasta, conduzida pelo militar Eduardo Pazuello. O parlamentar ainda afirmou que a Justiça já havia sido acionada. “Pazuello recuou e tirou do ar o aplicativo TrateCov, que indicava cloroquina de forma ilegal. Ontem eu acionei a Justiça Federal pedindo a derrubada da plataforma. Vencemos uma batalha importante e seguimos na luta pela vacina e pelo impeachment”, disse.

TrateCov, a prova do crime

O professor de direito especializado na área de tecnologia da universidade de Columbia, nos Estados Unidos, Ronaldo Lemos, afirma que o aplicativo por si configura prova de crime de responsabilidade. “Uma prova objetiva e incontestável de que houve crime de responsabilidade por parte do presidente é o código de programação do aplicativo do Ministério da Saúde, o TrateCov. A palavra cloroquina aparece 86 vezes no código e ivermectina 113”, disse.

Ronaldo explica que um “código de programação é a materialização de uma tomada de decisão objetiva. O código segue uma linguagem lógica, não tem espaço para ambiguidades. A decisão de colocar cloroquina e ivermectina é uma decisão de política pública consciente e muito clara (…) O mais revoltante é que o site da Casa Civil se vangloria de ter lançado o TrateCov em Manaus! Deu no que deu”.


Leia também


Últimas notícias