Na dianteira

Vacinação contra covid-19 no Chile deverá começar na próxima semana

“A vacinação é um ato de solidariedade, porque um protege todos”, diz presidente Sebastián Piñera. Governo aguarda chegada da vacina da Pfizer/BioNTech

Ministério da Saúde do Chile
Ministério da Saúde do Chile
Presidente chileno Sebastián Piñera e equipe do seu ministério da Saúde, em anúncio do detalhamento do plano de imunização


São Paulo – A vacinação contra a covid-19 deverá começar nesta próxima semana no Chile, primeiro país sul americano a aprovar o imunizante. O anúncio foi feito neste domingo pelo presidente Sebastián Piñera.  

“Esperamos iniciar o processo de vacinação no Chile na próxima semana e vamos começar com as pessoas que estão na linha de frente, nas unidades críticas, atendendo os pacientes críticos”, disse Piñera.

Na quarta-feira (16), o país se tornou o primeiro da América do Sul a aprovar o uso da vacina Pfizer/BioNTech. A primeira remessa, com 20 mil doses, suficiente para vacinar 10 mil pessoas – são necessárias duas doses – é aguardada para dar início à imunização. Na primeira etapa deverão receber a vacina 9.875 pessoas

O plano do governo chileno é vacinar no primeiro trimestre de 2021 cinco milhões de pessoas dos grupos de risco, como portadores de doenças crônicas, idosos e profissionais da saúde. Ao todo, quer vacinar 15 dos mais de 18 milhões de habitantes do país.

“A vacinação não é apenas para proteger nós mesmos, é um ato de solidariedade, porque um protege todos”, disse Piñera.

O Chile registrou um total de 583.355 casos de covid-19, com 16.101 mortes, desde o início da pandemia. A taxa de letalidade por 100 mil habitantes é de 85,97, um pouco abaixo da brasileira, que já tem mais de 186 mil mortos.

A mesma vacina comprada pelo governo Piñera já começou a ser aplicada no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Arábia Saudita e Israel, país tão admirado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Com informações do Deutsche Welle


Leia também


Últimas notícias