Tenso

Na véspera do feriadão, total de novos casos de covid-19 em 24 horas aumenta

Após período de estabilidade da doença, Conass aponta registro 27,5% maior de novos casos nesta sexta. Fim de semana prolongado pode ser decisivo

Fernando Frazão/Agência Brasil
Fernando Frazão/Agência Brasil
Descaso com a covid-19 pode provocar nova alta de casos e mortos. Tendência já foi verificada em outra ocasião

São Paulo – O Brasil chega a esta sexta-feira (4) com mais 851 mortes por covid-19 registradas em 24 horas. O total é menor que o de ontem, que foi de 871. Desde o início do surto, em março, o país teve 125.502 vidas perdidas para a pandemia. Os dados são levantados pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).

Mas se o total de óbitos no período caiu, o oposto ocorre no número de novos casos, que teve acréscimo significativo de 27,5% de registros. Foram 51.638 novos doentes também nas últimas 24 horas. A média de novos casos diários vem girando em torno dos 40 mil nas últimas semanas. Desde o início do surto no país, em março, já são 4.091.801 doentes, em números oficiais.

O feriado prolongado do dia 7 de setembro pode resultar em uma retomada acelerada de contágio e disseminação da doença, já que a expectativa, a partir de amanhã e até a segunda-feira, é de praias lotadas e aglomerações.

Números da covid-19 no Brasil, de acordo com o Conass

Estabilidade relativa

No início de julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a pandemia no Brasil havia apresentado tendência de estabilidade. A afirmação foi usada como argumento para que governadores e prefeitos começassem a suspender medidas protetivas de isolamento social. A ação foi precipitada. Desde então, foram registradas mais de 75% das mortes pela doença no país, além do fato de que a curva de casos e mortos registraram novos picos.

Nas últimas 12 semanas, mesmo com a pequena queda no número de mortos, o Brasil segue como epicentro da covid-19 no mundo. E o mais longo período nesta posição desde os primeiros anúncios do surto, no fim do ano passado.

Curva de casos e mortes, respectivamente. Dados mostram um amplo período com alta mortalidade no país

Edição: Fábio M. Michel


Leia também


Últimas notícias