Pandemia

Frigoríficos aumentam propagação de covid-19 no interior do país

MPT aponta que empresas foram responsáveis pela disseminação do vírus em pequenas cidades

ABIEC/DIVULGAÇÃO
ABIEC/DIVULGAÇÃO
Sem fiscalização pelo poder público , há grande risco de aumento de acidentes de trabalho, de doenças por alimentos contaminados e da crueldade com os animais

São Paulo – Os frigoríficos estão interiorizando o novo coronavírus. De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), dos 30 municípios do Rio Grande do Sul, que lideram o número de covid-19, 28 cedem mão de obra para frigoríficos.

O problema se repete na região Norte do país, onde quatro trabalhadores da JBS infectados fizeram o teste por conta própria para conseguir afastamento. A reportagem da Agência Pública, conversou com algumas pessoas que sofreram com a irresponsabilidade das empresas.

Em maio, após quatro membros de sua família terem contraído o novo coronavírus, Sônia (nome fictício), de São Miguel do Guaporé-RO, decidiu procurar ajuda. Seus familiares tinham o emprego no frigorífico da JBS no município, que registrou uma escalada no número de casos de covid-19.

“Estava todo mundo adoecendo e ninguém fazia nada, a empresa não parava nem prestava socorro. E a gente não sabia o que era. Entrei em pânico. Foi a única solução (denunciar) que encontrei”, relata. A Justiça do Trabalho determinou a suspensão imediata das atividades da JBS em São Miguel do Guaporé. Os dois filhos, a nora e a irmã de Sônia contraíram a doença.

Interiorização do vírus

Em Cianorte-PR, município com 82 mil habitantes, as atividades do frigorífico Avenorte foram suspensas por 14 dias após uma decisão da Justiça do Trabalho, na última segunda-feira (22). Na liminar, o juiz Rodrigo da Costa Clazer pontua que, de 19 de maio a 9 de junho, 193 trabalhadores do abatedouro tiveram diagnóstico positivo para a covid-19 – o que representa 62% dos casos de contaminação na cidade.

No Rio Grande do Sul, um terço dos casos confirmados da doença no estado, no fim de maio, eram trabalhadores de frigoríficos. “O setor tem se apresentado como uma importante mola propulsora de casos, importante para a dispersão e interiorização da Covid-19 no estado”, sentencia a procuradora do trabalho, Priscila Dibi Schvarcz.

A situação mais crítica ocorreu no município de Lajeado, com 84 mil habitantes e 1.585 casos da covid-19 e 21 óbitos. A incidência de casos no município é de 1.873,5 casos a cada 100 mil habitantes – mais alta que Porto Alegre, onde o índice é de 114,2 casos a cada 100 mil habitantes.

Devido aos surtos em frigoríficos, houve testagem em massa nas empresas: só na sede da BRF foram contabilizados 959 casos após a realização dos exames. Na unidade da empresa Minuano, foram 432 casos positivos para o novo coronavírus. No momento, a prefeitura monitora 12 casos ativos.

Confira a reportagem completa aqui.


Leia também


Últimas notícias