Depois da quarentena

Grupos de risco devem manter confinamento após quarentena, diz consultor do Corinthians

Médico Joaquim Grava, consultor do Corinthians, avalia também que quarentena será a base para que as pessoas tenham mais empenho em relações solidárias

Reprodução
Reprodução
Grava: ensino na rede particular tem superado dificuldades da quarentena com o ensino a distância

São Paulo — Os grupos de risco para a covid-19, como os de pessoas que têm pressão alta e diabetes, devem manter o isolamento depois da quarentena. Essa é a opinião de Joaquim Grava, consultor médico do Corinthians e diretor de saúde do grupo Bandeirantes de Ensino, em São Paulo.

“O fato de ter a fase de quarentena não significa que não haverá mais o vírus. As pessoas que já tiveram vírus estão com imunidade, podem sair de casa para trabalhar. Mas após a quarentena devemos manter o afastamento vertical de pessoas que tem alguma morbidade”, afirma.

Grava conversou com o jornalista Rodolpho Gamberini do canal O Planeta Azul, no YouTube. Na entrevista, o médico falou também sobre o impacto da quarentena no ensino. Ele disse que na rede particular o sistema online permite que as aulas sejam ministradas a distância sem prejuízo do aluno. E também lembrou que a qualidade do aprendizado no sistema a distância depende do aluno criar um ambiente doméstico sem ruídos e interferências para poder ter orientação total no sentido do aprendizado.

Grava destacou que há professores que preferem trabalhar com o ensino à distância, pelo fato de ter o conforto de casa, mas também reconhece que o problema são as aulas práticas que necessitam da presença do aluno e do professor. “Nesse caso, o atraso será tirado depois da pandemia”, diz. 

Confira a entrevista

Segundo o médico, o confinamento tem servido não apenas para evitar a contaminação, mas também para que cada um faça uma revisão do nosso comportamento social e adote posturas mais solidárias. Ele destaca que em relação ao vírus todos estão praticamente na mesma condição, do ponto de vista da vulnerabilidade ao risco de infecções.


Leia também


Últimas notícias