Espalhou

Com maior taxa de incidência de covid-19 no país, Amapá tem sete positivos a cada 10 exames

O Amapá alcançou 2.046 casos de coronavírus, 859 novos nos últimos quatro dias, com o número de óbitos chegando a 56

Nathan Zahlouth
Nathan Zahlouth
O baixo índice de isolamento social, de 46%, é um dos motivos que explicaria a expansão do coronavírus no Amapá

São Paulo – Dados divulgados pelo governo do Amapá nesta quarta-feira (6) mostram que a porcentagem de casos positivos para exames de coronavírus no estado chegou a 76,33%. Das 131 amostras biológicas analisadas no dia de ontem, 100 indicaram a doença. O Amapá alcançou 2.046 casos de covid-19, 859 novos nos últimos quatro dias, com o número de óbitos chegando a 56.

O estado tem a maior taxa de incidência em todo o país, com 2.376 mil para cada 1 milhão de habitantes. Para o diretor do Laboratório Central do Amapá (Lacen) Gelmires Queiroz, a taxa de positividade das testagens é preocupante. O baixo índice de isolamento social, de 46%, é um dos motivos que explicaria a expansão do coronavírus no Amapá.

“Esse índice é alarmante. Significa que a população amapaense não está cumprindo rigorosamente com as medidas de distanciamento social e, agora, estamos enfrentando essa situação. Infelizmente, a tendência é de que a taxa de positividade se aproxime ainda mais dos 90%”, disse Queiroz.

O economista e secretário de Desenvolvimento das Cidades, Teles Júnior, também fala sobre a baixa adesão ao isolamento. “Estamos tendo uma expansão elevada do quadro da doença num curto espaço de tempo. Se as pessoas continuarem se expondo e não respeitando os decretos dos órgãos públicos, a expectativa é que esse cenário, que já é crítico, se agrave ainda mais”, apontou.

Reforço do isolamento no Amapá

No domingo (3), foram prorrogados por 15 dias, até o dia 18, os decretos estadual e municipal de Macapá, que limitam o funcionamento do comércio de atividades não essenciais. Com isso, o estado vai completar 60 dias em ações de quarentena, com suspensão de atividades que provoquem aglomerações e fechamento ou limitação de locais de grande circulação de pessoas.

A partir da sexta-feira (8), a o governo estadual e a prefeitura de Macapá vão intensificar o comércio nos bairros da cidade e os estabelecimentos que descumprirem as medidas relativas à quarentena serão autuados. “Esses locais já foram orientados, muitos foram notificados e agora vamos intensificar a fiscalização, pois recebemos muitas denúncias de locais que estão funcionando clandestinamente e sem atender as normativas do decreto”, disse o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, coronel Carlos Souza.

Na sexta e no sábado, entre 7h e as 10h, serão realizadas barreiras sanitárias e de fiscalização em Macapá para reduzir a circulação de pessoas e veículos. Durante as abordagens será verificada a temperatura das pessoas, realização de entrevistas sobre o destino da viagem.


Leia também


Últimas notícias