em alta

Com 428 novos óbitos em 24 horas, Brasil já passa de 6 mil mortes pelo coronavírus

Número de casos confirmados de covid-19 passou para 91.589 com o acréscimo dos 6.209 novos doentes registrados no país

Johns Hopkins/reprodução
Johns Hopkins/reprodução
Mapa da Fundação Johns Hopkins mostra expansão do contágio pelo coronavírus no mundo

São Paulo – O Brasil registrou mais 428 óbitos por covid-19 em 24 horas, totalizando 6.329 mortes, segundo boletim do Ministério da Saúde divulgado na tarde desta sexta-feira (1º). O país também passou a ter oficialmente mais 6.209 casos no período – um aumento de 7% em relação ao dia anterior – e agora são 91.589 infecções confirmadas.

O estado de São Paulo é onde a pandemia tem sua maior concentração, com 2.511 mortes notificadas e 30.374 pessoas infectadas pelo vírus, em 329 cidades. Até ontem (30 de abril), havia cerca de 8,6 mil pessoas internadas em hospitais de todo o estado, sendo 3.305 pacientes em UTI e 5.295 em enfermaria. Especificamente em UTI, as taxas de ocupação eram de 69,3% no Estado de São Paulo e 89,1% na Grande São Paulo.

Na sequência aparece o Rio de Janeiro, que registra 921 mortes e 10.166 casos. Em relação ao número de mortes, Pernambuco tem 603, o Ceará, 505, e o Amazonas registra 505 óbitos.

De acordo com o Ministério da Saúde, 38.039 pessoas já se recuperaram da doença no Brasil. O número equivale a 41,5% do total de casos confirmados.

As cidades mais afetadas têm aumentado as restrições de circulação de pessoas, na tentativa de ampliar o isolamento social, que segue sendo a principal recomendação para reduzir os impactos da pandemia.

Na tarde de ontem (30), o ministro da Saúde, Nelson Teich, disse que o aumento de restrições na circulação são medidas necessárias e compreensíveis, como definido pelos governos estaduais. A declaração contraria o entendimento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que agora passou a defender que o isolamento social seja o causar do aumento exponencial dos casos de mortes registrados nos últimos dias no País.

A postura do presidente divide a população. Em muitos locais, como no Rio de Janeiro, por exemplo, a população tem desrespeitado as medidas, saído às ruas e é esperada uma explosão de casos de doentes no estado, que já sofre com a precariedade do sistema de saúde.

O Brasil ocupa o 10º lugar no ranking mundial em número total de casos de infecção covid-19 – os Estados Unidos lideram, já tendo ultrapassado 1 milhão de registros, seguido pela Espanha, com cerca de 213 mil.

Segundo o Ministério da Saúde, os dados sobre o coronavírus refletem apenas parte da realidade, uma vez que há subnotificação da doença, principalmente porque o país é dos que menos aplicam testes de diagnóstico da covid-19 à população. A pasta afirma também que outros 1.642 óbitos estão sob investigação, aguardando resultados de exames.


Leia também


Últimas notícias