Avanço do vírus

OMS declara pandemia de coronavírus e número de casos deve aumentar. Entenda, e saiba o que fazer

Organização aponta que, nas últimas duas semanas, o número de casos fora da China aumentou 13 vezes e triplicou a quantidade de países afetados pela doença

Comune di Venezia/Fotos Públicas
Comune di Venezia/Fotos Públicas
Organização aponta que, nas últimas duas semanas, o número de casos fora da China aumentou 13 vezes e triplicou a quantidade de países afetados pela doença

São Paulo – A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia de Covid-19, o coronavírus, nesta quarta-feira (11). A entidade afirma que casos, mortes e números de países atingidos devem aumentar nos próximos dias.

Segundo a OMS, nas últimas duas semanas o número de casos fora da China aumentou 13 vezes e triplicou a quantidade de países afetados pela doença. “Atualmente, existem mais de 118 mil casos em 114 países e 4.291 pessoas perderam a vida”, divulgou o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Ele acrescenta que a “pandemia” não é uma palavra para se usar de forma descuidada e que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a “luta acabou”. “Milhares estão lutando por suas vidas em hospitais. Nos próximos dias e semanas, devemos observar que o número de casos de Covid-19, o número de mortes e de países afetados deve aumentar ainda mais”, alertou.

Apesar dos números, Adhanom ressaltou que a situação não é de desespero. “Como eu disse na segunda-feira (9), olhar apenas o número de casos de coronavírus e o de países afetados não conta a história completa”, disse. “Dos 118 mil casos relatados de Covid-19 em 114 países, mais de 90% estão em apenas quatro países e dois deles – China e Coreia do Sul – estão com suas epidemias em declínio significativo”, acrescentou.

A OMS pede para que os países encontrem um equilíbrio para garantir acesso à saúde para todos os infectados. “O mandato da OMS é a saúde pública. Mas estamos trabalhando com muitos parceiros em todos os setores para mitigar as consequências sociais e econômicas dessa pandemia”, finalizou.

A pandemia é declarada quando há a propagação mundial de uma nova doença, que afeta um grande número de pessoas e que tenha transmissão sustentada de novos casos nesses locais .


O que fazer

Há 25 casos confirmados no Brasil, algumas ações. Sua transmissão acontece de modo semelhante ao de gripes e resfriados, através do contato com saliva ou secreções. As recomendações de prevenção feitas por órgãos públicos de saúde são:

• Lavar as mãos com água e sabão ou use álcool gel frequentemente

• Cubra nariz e boca ao espirrar ou tossir

• Evite aglomerações se estiver com sintomas de resfriado

• Mantenha ambientes bem ventilados

• Não compartilhe objetos pessoais ou de trabalho, como computadores

• Uso de máscaras é indicado para pessoas com sintomas


Leia também


Últimas notícias