desastre

E a dengue? País registrou 1,5 milhão de casos em 2019. SP tem 61 mil notificações

Enquanto as atenções se voltam ao coronavírus, que tem o maior número de casos no estado paulista, notificações de dengue explodem no estado

Arquivo
Arquivo

São Paulo – Enquanto as atenções se voltam para o início da epidemia de coronavírus, o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde registra 61 mil notificações de casos de dengue no estado de São Paulo, desde o início do ano.

Cerca de 40% dos casos se concentram em 10 cidades: Ribeirão Preto, Votuporanga, Catanduva, Potim, Mococa, Guararapes, Lorena, Cruzeiro, Lucélia e a capital paulista. O estado lidera os casos de dengue no país. Paraná, com 52,6 mil casos da doença, e Minas Gerais, com 25 mil casos, também se encontram em situação grave.

Os dados do Ministério da Saúde apontam para um aumento de 70% nos casos de dengue em todo o país. O aumento das chuvas este ano e o pouco calor em janeiro “empurraram” a epidemia para os meses seguintes e a situação deve piorar em março.

Em janeiro, o Ministério da Saúde declarou que 11 estados correm o risco de sofrer surto de dengue. Toda a região Nordeste, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo podem ter epidemia do sorotipo 2 da doença. Entre janeiro e dezembro do ano passado, a pasta registrou 1.544.987 notificações de casos de dengue. O número é 488% maior que o de 2018. Apenas em São Paulo, foram 444.593 casos. Este ano já são aproximadamente 300 mil casos notificados ao ministério.

Também em 2020, a região Nordeste já notificou 5 mil casos de dengue, com destaque para o estado do Rio Grande do Norte, com 780 casos. No Maranhão foram registrados outros 300. Já no Rio de Janeiro, já foram registrados 2.010 casos de dengue.

Apesar do crescimento nos casos de dengue, o país vem registrando queda nas notificações de casos de chikungunya e zika vírus, que também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Até fevereiro, ocorreram 5.980 casos de chikungunya, ante 7.257 em igual período do ano passado. Já os casos de zika foram 579, queda de 52%.

Saiba mais:


Leia também


Últimas notícias