Home Saúde e Ciência Em um único dia, SBPC coleta mais de 25 mil assinaturas em defesa da ciência brasileira
#somostodosCNPQ

Em um único dia, SBPC coleta mais de 25 mil assinaturas em defesa da ciência brasileira

Se o governo Bolsonaro não recompor o orçamento previsto para este ano e nem liberar crédito suplementar de R$ 330 milhões, mais de 80 mil pesquisadores perderão suas bolsas de estudos
Publicado por Cida de Oliveira, da RBA
14:43
Compartilhar:   
Laboratório Nacional de Biociências/MCTIC.

SBPC quer ainda que instâncias decisórias do Executivo e do Legislativo Federal revertam imediatamente medidas de desmonte da agência

São Paulo – Em menos de 24 horas, uma petição em defesa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) – sob ataque do governo de Jair Bolsonaro (PSL) –  coletou mais de 25 mil assinaturas. Lançado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) nesta terça-feira (13),  o abaixo-assinado conta com apoio de mais de 80 entidades científicas.

A situação financeira da agência fomentadora de pesquisa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) é grave. Caso o governo federal não recomponha o orçamento previsto para este ano e não libere crédito suplementar de R$ 330 milhões, a partir de setembro mais de 80 mil pesquisadores terão suas bolsas de estudos cortadas.

Os autores da petição conclamam ainda às instâncias decisórias do Executivo e do Legislativo que revertam imediatamente o quadro crítico de desmonte da agência e que coloquem no Orçamento de 2020 os recursos necessários ao funcionamento pleno do CNPq.

Clique aqui para assinar a petição #somostodosCNPq