Falta transparência

Vereadora questiona transferência de hospitais municipais para gestão estadual

'Com toda a rede hospitalar nas mãos do governo do estado teremos duplicidade de gestão na cidade', diz Juliana Cardoso. Parlamentar quer que prefeito paulistano explique projeto

Heloisa Ballarini/Secom

Hospital do Servidor Público Municipal é um dos que Covas quer transferir para Doria

São Paulo – O projeto do prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), de transferir hospitais municipais e unidades de pronto atendimento (Upas) para a gestão do governador paulista, João Doria, do mesmo partido, deverá ser explicado à Comissão de Saúde da Câmara Municipal. Integrante da comissão, a vereadora Juliana Cardoso (PT) protocolou nesta terça-feira (26) requerimento para a realização de audiência pública em que a Secretaria Municipal de Saúde e a autarquia esclareçam a proposta ao Legislativo municipal e à população, que não foram consultados.

De acordo com reportagem do jornal Folha de S.Paulopublicada no último domingo (24), Bruno Covas já iniciou negociação com o governo Doria para a transferência de 19 hospitais municipais e 15 Upas. “O tema não foi tratado em recentes reuniões e audiências da Secretaria Municipal da Saúde à Comissão de Saúde”, argumentou Juliana Cardoso em seu requerimento.

De acordo com a parlamentar, há muito o que ser explicado. “Está faltando transparência e sobram muitas dúvidas nessa medida. Por isso, requeremos a audiência pública para obter esclarecimentos. Alguns hospitais hoje sob  gerenciamento do governo do Estado e que atendem casos de baixa complexidade deveriam estar municipalizados como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse Juliana.

“Com toda a rede hospitalar nas mãos do governo do Estado teremos duplicidade de gestão na cidade, pois a Prefeitura continuará a prestar atendimento na atenção básica. É uma inversão do que estabelece o SUS”, destacou.

Ainda segundo a reportagem da Folha, deverão ser transferidos os hospitais Menino Jesus e do Servidor Público Municipal, na região central, e Tide Setúbal, Cidade Tiradentes e Ermelino Matarazzo, na zona leste.

 

 

Leia também

Últimas notícias