câmara de sp

Reunião sobre Hospital Sorocabana é adiada por ausência de secretários de Saúde

Edson Aparecido e Marco Antonio Zago faltaram em audiência marcada pela Comissão de Saúde da Câmara para debater a reabertura do hospital, defendida por movimentos sociais

TVT/Reprodução

Vereadores calculam que reabertura demanda repasse de R$ 60 milhões

São Paulo – Uma audiência pública a respeito da reabertura do Hospital Sorocabana marcada para esta quarta-feira (19), na Câmara Municipal de São Paulo, com os dois secretários de Saúde do município e do estado, Edson Aparecido e Marco Antonio Zago, precisou ser cancelada devido à falta de quórum e à ausência dos representantes. Movimentos sociais, conselheiros de Saúde e moradores, que acompanhavam a sessão, lamentaram a situação e insistem em uma audiência pública.

O hospital, localizado na região da Lapa, zona oeste da capital paulista, foi fechado em 2010 por conta de irregularidades com o uso de dinheiro público transferido pelo SUS à entidade privada Associação Beneficente dos Hospitais Sorocabanas (ABHS), responsável pela administração. Desde então, não foi oferecida uma alternativa de internação hospitalar aos moradores da região, estimados em 300 mil pessoas, que reclamam da ausência de equipamentos de saúde.

Para o integrante do movimento Lapa sem Medo, Márcio Alves de Oliveira, falta vontade política para reabrir o hospital que, segundo os cálculos dos vereadores, demanda uma verba de R$ 60 milhões. “Há um jogo de empurra-empurra. Do lado da prefeitura já tem dotação orçamentária nos últimos três anos, inclusive dotação orçamentária para o ano que vem, colocando como prioridade para a área de saúde da prefeitura a reabertura do Sorocabana, já que não existe hospital público na região”, explica.

Assista à reportagem do Seu Jornal, da TVT

Leia também

Últimas notícias