Saúde pública

Justiça anula leilão do Hospital Sorocabana

Decisão se baseia no fato de que parte do terreno pertence ao governo do estado de São Paulo, que não havia sido notificado

RODRIGO CAPOTE/FOLHAPRESS

No local funciona uma AMA e uma unidade da Rede Hora Certa. Leilão pode pôr em risco o atendimento de 300 mil pessoas

São Paulo – A juíza do Trabalho Daniela Mori anulou, na última sexta-feira (24), o leilão do terreno do antigo Hospital Sorocabana, localizado na Lapa, zona oeste da cidade de São Paulo. O terreno havia sido leiloado 10 dias antes pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), por R$ 16,3 milhões, para pagar uma dívida trabalhista de R$ 25 mil de um funcionário e de seus antigos gestores.

Na decisão, a juíza alegou ter descoberto, no momento de fazer a documentação para confirmar o arremate, que parte do terreno pertence ao governo do estado. Por sua vez, o governo estadual não havia sido informado sobre o leilão.

O hospital foi fechado em 2010 e, desde 2012, está cedido por um período de 20 anos para a prefeitura de São Paulo. Atualmente, funciona no local uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e uma unidade da Rede Hora Certa.

O Sorocabana foi construído em 1955 em terreno cedido pelo governo do estado à Associação Beneficente dos Hospitais Sorocabana (ABHS), criada pelos trabalhadores da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, que deu nome ao hospital. Antes de fechar, em 2010, tinha 156 leitos reservados para atendimentos pelo SUS, e contava com serviços de maternidade, traumatologia, UTI adulto e neonatal.

Leia também

Últimas notícias