Mobilização popular

Usuários fazem ato contra desmonte de UBS em São Paulo

Medida promovida pelas gestões Dória e Covas (PSDB) restringe o acesso a médicos especialistas nas unidades públicas de saúde

TVT/Reprodução

Para entender as demandas dos moradores de Parelheiros, conselheiros organizam ‘Fórum da Saúde’ para o próximo dia 21

São Paulo – O Conselho de Saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Parelheiros, na zona sul da capital paulista, protestou nesta quinta-feira (5) contra o projeto do prefeito Bruno Covas (PSBD) que substitui especialistas como psiquiatras e pediatras, pelo atendimento por clínicos gerais.

Na UBS, que atende mais 100 mil usuários, o alerta dos conselheiros quanto aos riscos da proposta de reestruturação da saúde do mandato tucano, tem preocupado a paciente Laudeci Cardoso, que há dois anos é acompanhada pela mesma psiquiatra em seu tratamento da esquizofrenia. “A doutora Camila falou para mim que a partir da próxima consulta não será ela que irá me atender. (Pediu) que eu procurasse outro psiquiatra. Agora eu estou indo, mas não sei nem que psiquiatra é esse”, afirmou.

As mudanças anunciadas pelo ex-prefeito João Dória (PSDB), mantidas pelo seu vice, afetam todas as UBSs da cidade. Segundo a conselheira gestora de Parelheiros, Sueli Santos, atualmente a unidade da zona sul conta com 16 médicos de várias especialidades, que serão substituídos a partir do mês que vem por médicos generalistas.

Para garantir a permanência do atendimento com especialistas, acesso a todo o serviço de exames e farmácia e entender as demandas da população, os conselheiros convidaram a comunidade para participar do Fórum da Saúde, no próximo dia 21, em uma escola pública na região.

Assista à reportagem completa:  

Leia também

Últimas notícias