Feijóo

Novas regras para planos de saúde significarão a ‘expulsão dos idosos’

Comentarista da TVT diz que reajuste parcelado para pessoas com mais de 60 anos tornará planos impagáveis para os mais idosos

Reprodução/TVT

Na prática, novas regras criarão faixas de reajuste após os 60 anos, inviabilizando a permanência dos mais velhos

São Paulo – Para o comentarista político do Seu Jornal, da TVT, José Lopez Feijóo, se as novas regras para os planos de saúde que tramitam na Câmara dos Deputados forem aprovadas, aumentará a exclusão dos usuários com mais de 59 anos. 

O projeto do relator, deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN), que integra a base do governo Temer, prevê que o reajuste do valor da última faixa etária possa ser parcelado em até cinco vezes, cobrados a cada cinco anos. 

Pelas regras atuais, os planos são divididos por faixas etárias, que definem os patamares de reajuste, sendo a última aos 59 anos. A partir dos 60, o Estatuto do Idoso proíbe que os planos sejam reajustados de acordo com a idade. Na prática, as novas regras criariam novas faixas de reajuste para os idosos. 

Na prática é a expulsão dos idosos dos planos de saúde, que se tornarão impagáveis. Aliás eles já não são baratos, mas vão ficar ainda mais difíceis de serem pagos por essa parcela da população. É um crime contra a nação brasileira, contra a população idosa. Isso não pode ser permitido”, diz Feijóo. 

Assista ao comentário no Seu Jornal, da TVT

Leia também

Últimas notícias