comunidade científica

Secretário nos governos Lula e Dilma, Ildeu de Castro Moreira é eleito presidente da SBPC

Ildeu defende pressões sobre o Congresso para combater retrocessos de Michel Temer e mais apoio às universidades públicas

Reprodução/Youtube

Ildeu de Castro Moreira é o idealizador da Semana Nacional e Ciência e Tecnologia

São Paulo – “Esse momento que estamos vivendo é muito grave, uma crise econômica e política com consequências sociais muito sérias. E, diante desse quadro, vamos dar continuidade às ações que a SBPC já vem desenvolvendo, junto à sociedade e junto ao Congresso, para que a gente reverta ou, pelo menos, consiga amenizar os graves retrocessos que vêm ocorrendo. Também precisamos prestar nosso apoio às universidades públicas, que estão vivendo um momento muito difícil.”

A avaliação é do físico Ildeu de Castro Moreira, que tomou posse como presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na noite de ontem (20), durante assembleia na 69ª reunião anual da entidade, que ocorreu ao longo da semana na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ildeu substitui a bióloga Helena Nader, à frente da entidade desde 2011.

Professor e pesquisador do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ildeu era vice-presidente da última gestão da SBPC. Integrou a coordenação do Movimento de C&T na Assembleia Nacional Constituinte (1987/88) e em 2002 foi membro da equipe de transição do governo federal no setor de Ciência e Tecnologia (C&T). Participou dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff, tendo dirigido o Departamento de Popularização e Difusão da C&T do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, de 2004 a 2013.

Ildeu foi o único candidato à presidência da SBPC e recebeu 980 votos dos associados da entidade em eleição no mês passado. Sua gestão vai até 2019, quando haverá nova eleição e ele poderá se candidatar à reeleição.

O físico terá como vice-presidentes Carlos Roberto Jamil Cury, professor emérito da Faculdade de Educação da UFMG; e Vanderlan da Silva Bolzani, professora do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Também tomaram posse os conselheiros eleitos e os escolhidos para as secretarias, a tesouraria e demais cargos da diretoria.

Em seu pronunciamento, Ildeu listou alguns desafios da nova gestão. Ele manifestou preocupação com os cortes e contingenciamentos de recursos que atingem o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Diretas Já

A assembleia da SBPC aprovou moções de repúdio à redução dos recursos orçamentários do MCTIC e ao projeto de transformação da Universidade Latino-Americana (Unila) em Universidade Federal do Oeste do Paraná (UFOR). 

Os associados aprovaram moções favoráveis ao movimento pela convocação imediata de eleições diretas no Brasil e em defesa da contabilização do tempo dedicado à pós-graduação para fins de aposentadoria.

A ex-presidenta Helena Nader desmentiu rumores de que pretenda se candidatar a deputada federal nas próximas eleições, destacando que o estatuto da entidade a define como sem fins lucrativos, laica e sem caráter político-partidário.  “A Helena não é candidata a nada. Não quero. Se quisesse, já teria feito. Ao longo desse anos, eu fui chamada por vários governos para assumir cargos em Brasília. Eu recusei todos os cargos. Não porque eles não eram nobres. Mas porque eu avaliei que isso desvirtuaria o que era a minha missão”, disse.

 Com informações da Agência Brasil

 

Leia também

Últimas notícias