fraudes

Idec divulga lista com irregularidades em produtos alvos da Operação Carne Fraca

Entre as principais irregularidades, níveis de ácido sórbico e de amido além do permitido em linguiças e salsichas, e de proteínas abaixo do mínimo exigido em salsichas.

ARQUIVO/Governo de Minas Gerais

Segundo o Idec, estão sendo investigados, até o momento, itens produzidos por 23 empresas

São Paulo – O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) divulgou lista com informações detalhadas sobre a composição nutricional de produtos alvos da Operação Carne Fracadeflagrada em março. Entre os produtos fraudados há salsichas, linguiças, hambúrgueres e frangos congelados fabricados por 23 empresas, entre elas BRF, JBS (da marca Friboi), Peccin e Seara. 

As informações foram obtidas pelo Idec junto à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Em entrevista à Rádio Brasil Atual, a nutricionista do Idec, Ana Paula Bortoletto, conta que foi detectada presença de ácido sórbico e amido acima do permitido e de proteína em limites muito abaixo do exigido nas salsichas. Na linguiça calabresa, o mesmo nível de ácido sórbico também foi encontrado.

Ana Paula conta também que foi encontrado excesso de água em frangos congelados. Nos hambúrgueres congelados, foi detectada ainda a presença de salmonela.

Segundo a nutricionista, o documento divulgado especifica lote, data de validade e os problemas encontrados em cada um deles. “Com essas informações, o consumidor será capaz de verificar se comprou um produto fraudado ou não”, explica.

Ouça:

Leia também

Últimas notícias