vai para o senado

Câmara aprova prorrogação de estrangeiros no Programa Mais Médicos

Programa tem hoje cerca de 18 mil médicos, sendo 13 mil de outros países. Ao todo, o Mais Médicos beneficia 63 milhões de pessoas

EBC

MP autorizou a permanência por mais três anos dos profissionais estrangeiros

São Paulo – A Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem (22), a Medida Provisória 723/16, que prorroga por mais três anos a atuação dos profissionais estrangeiros do Programa Mais Médicos. Criado em 2013, o programa tem atualmente 18.240 médicos, sendo cerca de 13 mil estrangeiros.

Os médicos atendem em 4.058 municípios do país, além de 34 postos de saúde especializados na população indígena. Ao todo,beneficia 63 milhões de pessoas.

Além de beneficiar os profissionais estrangeiros que trabalham no Brasil sem a necessidade de revalidar o diploma, a medida provisória aprovada na Câmara também inclui os médicos brasileiros formados no exterior e que igualmente não validaram seu diploma.

Agora o texto segue agora para o Senado, onde o prazo para a votação da MP expira segunda-feira (29).

A MP 723, editada em abril pela presidenta Dilma Rousseff, também prorroga por três anos o visto de trabalho dos médicos estrangeiros que atuam no programa. Segundo o Ministério da Saúde, a medida permitirá a permanência de sete mil profissionais no país, cujo prazo de atuação acabaria em outubro de 2016.

Com informações da Agência Brasil e Congresso em Foco

Leia também

Últimas notícias