recursos

Comissão Europeia destina € 10 milhões para pesquisas sobre zika

Verba é destinada ao financiamento de projetos que investigam a presumível ligação entre o vírus e os casos notificados de malformações cerebrais graves, como a microcefalia

EBC

Investigadores poderão passar, em seguida, à lutar contra o vírus zika, como possíveis tratamentos e vacinas

Bruxelas – A Comissão Europeia financiou hoje (15) com 10 milhões de euros, do programa Horizonte 2020, a investigação sobre o vírus zika, que afeta regiões da América Latina, principalmente o Brasil, com suspeita de que cause malformações em recém-nascidos.

A verba é destinada ao financiamento de projetos que investigam a presumível ligação entre o vírus e os casos notificados de malformações cerebrais graves, como a microcefalia, em recém-nascidos.

Os investigadores poderão passar, em seguida, à lutar contra o vírus zika, incluindo o desenvolvimento de instrumentos de diagnóstico e o ensaio de possíveis tratamentos e vacinas.

“Este financiamento permitirá a realização de investigação sobre a ameaça mundial emergente do vírus zika, que é urgentemente necessário”, disse o comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

Por seu lado, o ministro da Ciência e da Tecnologia brasileiro, Celso Pansera, afirmou que “a parceria com a União Europeia na investigação sobre o vírus zika será muito importante para ajudar os investigadores brasileiros a lutar com as doenças epidêmicas que afetam o país”.

O país mais afetado pelo zika, vírus transmitido por um mosquito, é o Brasil, onde, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, a recente série de malformações cerebrais graves em recém-nascidos pode estar relacionada com o vírus.

Os recursos vão complementar outras atividades de investigação atualmente financiadas no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020, que podem ajudar a lutar contra o zika, especialmente o desenvolvimento de vacinas e o controlo da propagação dos mosquitos.

Leia também

Últimas notícias