especialização

Maranhão inaugura centro para tratamento de crianças com microcefalia

Local permitirá que vários serviços já prestados sejam integrados em um único espaço

Francisco Campos/SES

Unidade possui consultórios e salas de acolhimento, além de espaços para reabilitação em fisioterapia

Brasília – A cidade de São Luís inaugura hoje (14) um Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), que prestará tratamento especializado às crianças com microcefalia.

De acordo com o governo do Maranhão, a inauguração da unidade vai permitir que vários serviços já prestados às crianças com microcefalia sejam integrados em um único espaço, para maior facilidade de acesso e comodidade aos pacientes e suas famílias.

O centro é integrado por pediatras, neuropediatras, oftalmologistas e geneticistas. A equipe multidisciplinar é composta ainda por fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais.

A estrutura da unidade inclui sete consultórios e duas salas de acolhimento, além de espaços para reabilitação em fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Exames de apoio diagnóstico, como análises clínicas e ultrassonografia, serão enviados a uma área disponibilizada a grupos de pesquisas científicas sobre doenças neurológicas, no intuito de permitir a troca de conhecimento entre profissionais de saúde.

Segundo o governo do Maranhão, o Ninar deve atuar em três dimensões: cuidado no tratamento de crianças e acolhimento das famílias; capacitação aos demais profissionais do estado, tornando-os multiplicadores de conhecimentos; e pesquisa sobre microcefalia e demais doenças neurológicas.

A unidade deve disponibilizar, por meio dos telefones (98) 3232-6635 e (98) 3232-6566, atendimento a profissionais de saúde de todo o estado, permitindo a marcação de consultas e o acesso aos demais tratamentos para crianças de outros municípios.

Leia também

Últimas notícias