esforço

No Uruguai, ministros da saúde do Mercosul debatem combate ao Aedes

O ministro Marcelo Castro anunciou também visita da secretária norte-americana de Saúde para cooperação no desenvolvimento da vacina

reprodução/TVT

Na reunião, Brasil ofereceu capacitação em teste do Zika vírus a países do Mercosul e associados

São Paulo – O ministro da Saúde, Marcelo Castro, participou ontem (3) de reunião, no Uruguai, com ministros de países do Mercosul para tratar de medidas conjuntas de combate ao mosquito Aedes aegypti e prevenção das doenças transmitidas, principalmente a zica.

Castro também anunciou que os países do Mercosul e associados poderão participar de treinamento para a realização laboratorial de testes para detecção do zika vírus. A capacitação será feita pelos institutos nacionais do Brasil por meio do exame PCR (Polymerase Chain Reaction)

Marcelo Castro também anunciou a visita da secretária de Saúde norte-americana, Silvia Burbell, que virá ao país para discutir formas de cooperação no combate ao vírus Zika e no desenvolvimento de pesquisas para diagnóstico, vacina e tratamentos.

“O Brasil está tomando medidas efetivas em várias frentes. Uma delas, que é mais importante para o futuro, é uma parceria com diversos laboratórios para o desenvolvimento da vacina que, inclusive, foi objeto de um telefonema da presidenta Dilma com o presidente Obama”, disse o ministro, em entrevista à NBR.

Leia também

Últimas notícias