terceira fase

Butantan começa a testar vacina da dengue em humanos

Estágio deve durar um ano, e busca combater quatro tipos do vírus da dengue. Imunizante será testado em 17 mil voluntários

Reprodução/TVT

Após a terceira e última etapa, a vacina contra a dengue ser submetida à Anvisa para registro

São Paulo – O Instituto Butantan iniciou ontem (23) a terceira fase do teste da vacina contra a dengue. Nesta última etapa, 17 mil voluntários serão imunizados. A estimativa é que o imunizador esteja pronto em 2018.

A vacina da dengue começou a ser desenvolvida pelo instituto há muitos anos e já passou por duas etapas. O terceiro estágio deve durar um ano, e busca combater quatro tipos do vírus da dengue. Após a etapa, a vacina ser submetida à Anvisa para registro.

Nesta segunda-feira, a presidenta Dilma Rousseff assinou um convênio entre o Ministério da Saúde e o Instituto Butantan, e vai investir R$ 300 milhões no imunizante. “Vai assegurar uma cobertura muito grande para nossa população da dengue, que atinge milhões de pessoas. O Instituto Butantan é capaz de produzir uma vacina que será usada por uma grande parte da população”, afirmou a presidenta.

Além dos 300 milhões destinados à vacina, o governo federal também investirá quase US$ 2 milhões em cinco anos na vacina contra o zika vírus. A pesquisa será feita pelo governo brasileiro e a Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

Drones

No Rio de Janeiro, drones serão usados pelos bombeiros para localizar focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do zika e da febre chikungunya. Em entrevista à TVT, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio, Ronaldo de Alcântara, afirmou que os equipamentos darão maior agilidade no combate ao mosquito.

“Ele tem por objetivo fazer um sobrevoo nas ruas que vamos visitar no dia seguinte para identificar possíveis criadouros do mosquito. Então, quando os militares chegarem ao local já saberão os imóveis que estão desabitados ou com possíveis criadouros.”

Dilma ressaltou que o até o momento, é importante que a população elimine dentro de casa os criadouros dos mosquitos Aedes. “A campanha que temos feito é para que as pessoas utilizem 15 minutos a cada semana para realizar uma faxina nas águas paradas.”

Assista:

Leia também

Últimas notícias