alimentação saudável

Apresentadora Bela Gil reverte consulta pública da Anvisa sobre agrotóxico

Mobilização promovida pela apresentadora no Facebook eleva de 31% para 69% percentual em favor do banimento do agrotóxico Carbofurano. Decisão final depende agora de avaliação de diretores da agência

Arquivo pessoal / facebook

Bela: “Muito obrigada por me fazerem acreditar que estou no caminho certo. Juntos somos mais fortes”

São Paulo – A apresentadora de tevê Bela Gil comemorou nesta sexta-feira (26), em sua página no Facebook, o resultado da mobilização promovida por ela um dia antes, também na rede social, em favor de uma alimentação mais saudável.

Em 32 minutos, e com a ajuda de parte de seus 580 mil seguidores, Bela Gil conseguiu reverter o resultado de uma consulta pública da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que acabou concluída em favor do banimento do agrotóxico Carbofurano. Trata-se de um pesticida altamente tóxico e que é usado em culturas de batata, milho e soja principalmente, apesar de já ser proibido no Canadá e União Europeia.

“Me faltam palavras pra definir o sentimento que tive ao ler o resultado da consulta pública da Anvisa. Muito obrigada por me fazerem acreditar que estou no caminho certo. Juntos somos mais fortes”, afirmou a apresentadora dos programas Bela Cozinha, no GNT, e Canal da Bela, no YouTube. Bela Gil é filha do cantor e compositor Gilberto Gil.

Na quinta-feira, no início da tarde, quando a apresentadora fez a convocação, a consulta da Anvisa apontava que 66% das pessoas que haviam respondido eram a favor da continuidade do agrotóxico no mercado, enquanto 31% pediam o banimento. Com a convocação de Bela Gil, em meia hora o percentual de pessoas a favor do banimento subiu para mais de 50% e ao fim da votação chegou a 69%, com apenas 29% a favor do produto.

Segundo informou ontem o jornal Correio Braziliense, o resultado da pesquisa será analisado por cinco diretores da Anvisa, que podem decidir pelo banimento, suspensão ou manutenção no mercado. Mas, de acordo com o jornal, não há prazo para a conclusão desse processo.

Leia também

Últimas notícias