48 horas

Por determinação judicial, dia inicia com WhatsApp bloqueado no Brasil

Justiça de São Paulo determinou que aplicativo fique suspenso à partir da 00h de hoje até às 23h59 de amanhã

Marcos Santos/USP Imagens

Decisão do bloqueio foi proferida em um procedimento criminal, que corre em segredo de justiça

São Paulo – Motivado por uma determinação da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo (SP), o aplicativo WhatsApp está bloqueado pelas operadoras de telefonia celular desde a meia noite de hoje (17). A suspensão temporária do serviço é de 48 horas, ou seja, vai até as 23h59 de amanhã (18).

O Tribunal de Justiça de São Paulo afirma que o corte aconteceu porque o WhatsApp não obedeceu uma ordem judicial de 23 de julho deste ano. No dia 7 de agosto, a empresa foi notificada novamente e aplicada uma multa. Como o responsável pelo aplicativo ainda não atendeu a determinação, o Ministério Público (MP), com base no Marco Civil da Internet, pediu o bloqueio por 48 horas. A juíza Sandra Regina Nostre Marques deferiu o requerimento.

O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) confirmou que as empresas associadas à entidade receberam a intimação judicial na tarde de ontem (16) e que irá cumprir a determinação judicial. O SindiTelebrasil afirma, no entanto, que não foi o autor do requerimento para o bloqueio do aplicativo. A decisão foi proferida em um procedimento criminal, que corre em segredo de justiça.

Com informações da Agência Brasil