2014

Abertura do primeiro hospital do governo Haddad está prevista para junho

Prefeito entregou hoje o primeiro dos três hospitais públicos previstos no plano de metas.Após reforma, equipamento contará 300 leitos e três UTIs

Cesar Ogata/SECOM

Hospital esteve fechado por quatro anos e foi vendido para a prefeitura por R$ 60 milhões

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, participou hoje (16) da cerimônia de entrega das chaves do Hospital Santa Marina, na zona sul da cidade. É o primeiro dos três hospitais previstos no plano de metas, e deve começar a funcionar até junho de 2014. Fechado por quatro anos, foi vendido para a prefeitura pela Assistência Médica Internacional (Amil) por R$ 60 milhões. Segundo Haddad, será o primeiro hospital público entregue na cidade em oito anos.

O Santa Marina passará por uma ampla reforma e depois de pronto contará com 300 leitos, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), UTI pediátrica e UTI neonatal. A expectativa é inaugurar um terço no primeiro semestre de 2014. “A avaliação preliminar é que as condições são favoráveis para uma reforma rápida. Este equipamento terá as características de um hospital geral porque é muito grande”, disse o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, José de Filippi Júnior, afirmou que a prefeitura vai lançar uma série de editais nos próximos 60 dias para contratar empresas para a reforma. “Nossa equipe técnica está fazendo o cadastramento da planta arquitetônica do hospital e o inventário do que pode ser aproveitado. Já percebemos que vamos ter que trocar todo o sistema elétrico e os equipamentos de informática.”

Ainda não está definido se o hospital será gerido por uma organização social (OS), por uma parceira entre a Secretaria de Saúde e uma OS ou se por um grande hospital que receba benefícios fiscais da prefeitura, entre os quais os hospitais do Coração, Samaritano, Oswaldo Cruz, Albert Einstein e Sírio-Libanês.

Leia também

Últimas notícias