lógica tucana

Para Uip, reduzir filas na saúde é missão para dono de fast-food

Em palestra a empresários e amigos, secretário estadual de São Paulo diz que indicou dono do Habib's para conselho de saúde porque ele 'consegue vender 600 milhões de esfirras em 400 unidades'

Edson Lopes Jr./Governo de São Paulo

Uip teve a ideia e Alckmin criou um conselho superior de gestão constituído por empresários ‘de sucesso’

São Paulo – O secretário estadual de Saúde de São Paulo, David Uip, encerrou na noite de terça-feira (3) o calendário 2013 da Lide Saúde, série de seminários do Lide – Grupo de Líderes Empresariais, maior organização do setor no país. O evento foi realizado na capital paulista, na sede da Omint, empresa de plano de saúde premium.

À vontade entre seus amigos empresários que lotaram o auditório, como ressaltou diversas vezes, o secretário fez piadas ao longo de sua apresentação sobre saúde pública de qualidade e eficiência de gestão e também durante a rodada de perguntas da plateia.

Questionado sobre propostas para reduzir as filas para a realização de exames e procedimentos, como a hemodiálise, por exemplo, ele disse: “Um dos membros do Conselho de Gestão é o Alberto Saraiva, médico pela Santa Casa e dono do Habib´s. Muitos me perguntaram o que o Habib´s tem a ver com o conselho. Ora, se o cara vende mais de 600 milhões de esfirras por ano em 400 unidades, ninguém entende mais do que ele em atendimento e logística”, disse, em meio a muito riso e aplausos da plateia.

Leia também:

O conselho de gestão a que Uip se referiu é o Conselho Superior de Gestão em Saúde do Estado de São Paulo. Criado pelo Decreto 59.564, publicado em 30 de setembro no Diário Oficial do Estado, o colegiado que tomou posse no mesmo dia 30, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, é presidido pelo professor e médico Adib Jatene e por David Uip e reúne grandes empresários (veja composição abaixo). Não há um único representante de movimentos sociais da área ou dos trabalhadores na saúde.

De acordo com o portal do governo do estado, “[O conselho] não é formado só por médicos, mas também por lideranças da comunidade. Essa heterogeneidade é muito positiva porque conta com a presença de vários setores da sociedade,” explicou o governador Geraldo Alckmin (PSDB), durante a cerimônia de posse.

Ainda segundo o portal, as reuniões serão mensais e terão uma pauta pré-discutida e estabelecida para trazer soluções e progredir na gestão publica. “Tenho certeza [que o conselho] vai ajudar muito São Paulo, que já está na ponta do país em termo de saúde pública, para que a gente possa aprimorar ainda mais o trabalho e a gestão de atendimento e oferecer melhor qualidade de saúde para nossa população e todos os 645 municipais de São Paulo,” finalizou o governador.

Aos empresários, Uip revelou que o conselho pensado por ele foi batizado por João Doria Junior, à frente do Lide. “Liguei pro meu guru, o Doria, que disse que eu tive uma boa ideia, e deu o nome para o grupo”, disse o secretário.

Ainda segundo Uip, a formação do grupo levou em conta algumas características. “A primeira delas que fossem empresários de primeira linha, de sucesso e, em segundo lugar, com espírito público de entender o momento”.

A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde afirmou que não havia, na tarde de ontem (4), fontes que pudessem dar mais esclarecimentos sobre o caráter do conselho e se os conselheiros serão remunerados.

Ao contrário de outras ocasiões, em que criticou o programa federal Mais Médicos, o secretário de saúde paulista chegou a defender a iniciativa.

Concordou que faltam médicos para o atendimento à saúde básica, mas ressalvou seu desacordo com o pagamento de bolsas, defendendo a contratação formal, por meio de concursos. E como não podia deixar de ser, alfinetou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao criticar a redução nos repasses de verbas federais à saúde nos últimos 20 anos. Segundo Uip, que foi professor de Padilha durante a residência médica, falar mal do ministro seria  falar mal dele próprio.

Conheça a composição do Conselho Superior de Gestão:

ConselheiroOrigem
Adib Domingos JateneCardiologista, cirurgião e ex-ministro da Saúde de FHC
Antonio Alberto SaraivaMédico, é dono do Habib´s, maior franquia de fast food árabe do mundo
Antonio Carlos ForteMédico, é superintendente da Santa Casa de São Paulo
Beatriz Braga SettleEmpresária do setor de transportes no ABC paulista
Caio AuriemoMédico, dono dos laboratórios Delboni Auriemo e Lavosier
Claudio Luiz LottembergMédico, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein
Eduardo Souza RamosEmpresário, velejador e sócio da Mitsubishi Motors no Brasil
Flávio Fava de MoraesEx-reitor da USP e diretor geral da OS Fundação Faculdade de Medicina
Giovanni Guido CerriMédico, diretor da Faculdade de Medicina da USP, do conselho de administração do Hospital Sírio-Libanês e ex-secretário estadual de Saúde
Horácio Lafer PivaEconomista, principal acionista da Klabin, gigante do setor papeleiro
Ives Gandra da Silva MartinsAdvogado tributarista, professor emérito da Universidade Mackenzie
João Doria JuniorEmpresário do Grupo Doria, com empresas na área de eventos, entretenimento e comunicação
José da Silva GuedesMédico, professor da Faculdade de Medicina da Santa Casa
Linamara Rizzo BattistellaProfessora da Faculdade de Medicina USP
Luiz Fernando FurlanPresidente do conselho de administração da Sadia
Manuel Tavares de Almeida FilhoBanqueiro, diretor do grupo Tavares de Almeida
Marcelo Drugg ViannaVice-presidente da Câmara de Comércio Internacional
Marcos ArbaitmanEmpresário do setor de turismo e ex-secretário estadual de Esportes e Turismo
Nizan GuanaesEmpresário e publicitário
Paulo ChapchapSuperintendente corporativo do Hospital Sírio-Libanês
Rubens BelfortOftalmologista da Unifesp e ex-diretor geral da OS SPDM

Leia também

Últimas notícias