SUS terá vacina contra o vírus HPV

contra câncer

Brasília – A vacina quadrivalente contra o HPV será oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão do Ministério da Saúde está publicada na edição de hoje (19) do Diário Oficial da União (DOU).

Em 2014, meninas dos 11 aos 13 anos vão receber as duas primeiras doses da imunização. A terceira dose será aplicada cinco anos depois. A partir de 2015, a vacinação vai abranger também pré-adolescentes de nove a 11 anos.

O vírus do papiloma humano (HPV) é a principal causa de câncer de colo do útero. Há 100 tipos registrados da doença, das quais 13 podem provocar tumores e outras complicações ao infectar a pele ou as mucosas. A inclusão da vacina segue recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no SUS (Conitec).

Em 2013, o Distrito Federal e Manaus realizaram campanhas em âmbito distrital e municipal.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres são portadoras do HPV no mundo. Delas, 32% estão infectadas por tipos que podem levar ao aparecimento de câncer. Anualmente, no Brasil, 685.400 pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.

Leia também

Últimas notícias