balanço

Brasileiros que concluíram cadastro do Programa Mais Médicos são 21% dos inscritos

De 18.450 inscritos inicialmente no programa, apenas 3.891 profissionais com diploma brasileiro efetivaram a adesão

Agência Brasil

Médicos com diploma estrangeiro que entregaram a documentação são 766 dos 1.920 inscritos

São Paulo – O balanço final do Programa Mais Médicos contabilizou 3.891 profissionais com diploma brasileiro inscritos até as 23h59 de ontem (28). Ao todo, 18.450 médicos inscreveram-se inicialmente no programa.

O balanço final do programa foi divulgado hoje (29) pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, ao participar de audiência pública no Conselho Nacional do Ministério Público.

Os médicos com diploma estrangeiro que entregaram a documentação são 766, mas o número ainda deve aumentar, já que eles têm até 8 de agosto para concluir o processo. O total de médicos com diploma estrangeiro inscritos foi 1.920.

Sabotagem?

Para o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Antonio Carlos Figueiredo Nardi, a alta proporção de médicos que não conseguiram efetivar seu cadastro se deve principalmente a “pendências burocráticas”, como diplomas ainda não entregues e ausência do registro nos conselhos regionais de medicina.

“É muito comum em concursos a inscrição de médicos que estão se formando, já que na maioria dos casos a chamada demora. Então, para garantir, eles se inscrevem mesmo sem esses documentos”, disse. “É importante lembrar que há formaturas em muitas faculdades nesta época do ano”, completou.

No entanto, Nardi não afasta por completo a possibilidade de a baixa validação das inscrições estar associada à má-fé de alguns profissionais alinhados com a resistência de entidades médicas ao programa do governo federal.

De todo modo, acredita que a partir de 15 de agosto, quando começa a segunda etapa de inscrições, a taxa de validação seja muito maior. E crê também que médicos brasileiros venham a suprir a necessidade de profissionais no interior do país. “Agora, se não suprirem, que venham os estrangeiros. Precisamos atender esta que é a principal demanda da população conforme pesquisa com gestores, usuários e conselhos: a falta de médicos.”

Carências

Em balanço divulgado sexta-feira (26), dos 18.450 inscritos, 3.123 médicos já haviam entregue documentos necessários e 8.307 apresentaram números inválidos de registro em conselhos regionais de Medicina.

Os municípios que aderiram ao programa são 3.511. Juntos, eles demandaram 15.460 médicos para trabalhar na atenção básica.

Lançado em julho, por medida provisória, o Programa Mais Médicos tem como meta levar profissionais para atuar durante três anos na atenção básica à saúde em regiões pobres do Brasil, como na periferia das grandes cidades e em municípios do interior. Para isso, o Ministério da Saúde pagará bolsa de R$ 10 mil.

O programa também prevê a possibilidade de contratar profissionais estrangeiros para trabalhar nesses locais, caso as vagas não sejam totalmente preenchidas por brasileiros. A medida tem sido criticada por entidades de classe, sobretudo, pelo fato de o programa não exigir a revalidação do diploma de médicos de outros países.

Com reportagem de Yara Aquino, da Agência Brasil, e Cida de Oliveira, da RBA