Secretário de Haddad fecha plano com ministro para obras na saúde

Prefeito de São Paulo prometeu em sua campanha eleitoral construir três hospitais municipais, 43 UBS e transformar os prontos socorros em Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

Aos 18 hospitais municipais, como o de Santo Antônio (imagem), Haddad prometeu somar três (Foto: Fábio Arantes. Arquivo prefeitura)

São Paulo – O secretário municipal de Saúde de São Paulo, José de Filippi Júnior, teve hoje uma audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A conversa teve o objetivo de definir um plano de trabalho entre a prefeitura e o ministério para tirar do papel as principais promessas de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT) na área da saúde: a construção de três hospitais e de 31 unidades da rede Hora Certa e a transformação de 34 postos de saúde já existentes em Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Esta é a primeira reunião de Filippi com Padilha para tratar da implementação dos principais projetos de Haddad na área da saúde, e a meta é que eles estejam concluídos em dois anos.

Os três novos hospitais municipais foram prometidos pelo ex-prefeito Gilberto Kassad (PSD) durante sua campanha pela reeleição, em 2008. Na época os locais previstos para a instalação eram os bairros de Vila Carrão, Cidade Dutra e Freguesia do Ó, mas os projetos ficaram só nas maquetes.

Promessa de campanha de Haddad, os novos hospitais municipais agora têm construção prevista para Parelheiros (zona sul), Brasilândia (zona norte) e outro na zona leste, em bairro ainda não definido.

A área da saúde é apontada como uma das maiores fontes de queixas contra a administração do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), que deixou o cargo com avaliação de 48% de péssimo ou ruim. De acordo com pesquisa divulgada em julho deste ano pelo Datafolha, a saúde foi considerada por 26% da população de São Paulo como o pior problema entre os serviços públicos municipais.

Além das três novas unidades, Haddad também colocou em seu plano de governo a abertura de mil leitos por meio de ampliação da rede hospitalar municipal já existente.

A rede Hora Certa prevê a construção de 31 unidades, uma em cada subprefeitura da cidade, que deverão ser equipadas para a realização de consultas, exames e pequenas cirurgias que não exijam internação.

Haddad também prometeu durante sua campanha eleitoral a reforma e a ampliação dos 34 prontos socorros municipais e transformá-los em unidades de pronto atendimento (UPA), construir outros cinco e 43 novas unidades básicas de saúde (UBS). Atualmente, a rede municipal de saúde possui 440 UBSs.

Leia também

Últimas notícias