Dengue: índice do ministério mostra 77 cidades em situação de risco

Vetor da dengue, combate aos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, são o principal motivo de preocupação do MS (foto: Ministério da Saúde) São Paulo – Levantamento do Ministério […]

Vetor da dengue, combate aos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, são o principal motivo de preocupação do MS (foto: Ministério da Saúde)

São Paulo – Levantamento do Ministério da Saúde mostra que pelo menos 77 municípios brasileiros estão em “situação de risco” de propagação de dengue no próximo verão, enquanto outros 375 apresentam estado de “alerta”. O relatório – chamado Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) – foi feito com base em dados enviados por 1.289 cidades.

Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito Aedes aegypti em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. São considerados em estado de alerta os que têm índices entre 1% e 3,9%.

Os locais de maior concentração de larvas variam de acordo com a região do país. No Nordeste, mais de 70% estão em reservatórios de água. No Sudeste, mais da metade (59,2%) estão em depósitos domiciliares.

Confira aqui a situação dos municípios que fazem parte do relatório.

Leia também

Últimas notícias