ONU elogia teste caseiro de HIV aprovado pelos Estados Unidos

São Paulo – O diretor-executivo do Programa das Nações Unidas sobre HIV-aids (Unaids), Michel Sidibé, elogiou hoje (5) a aprovação de um kit de testes caseiros sobre o vírus que […]

São Paulo – O diretor-executivo do Programa das Nações Unidas sobre HIV-aids (Unaids), Michel Sidibé, elogiou hoje (5) a aprovação de um kit de testes caseiros sobre o vírus que causa a doença, aprovado na terça-feira (3) pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos. Em um comunicado, Sibidé afirmou que a realização do teste caseiro ajuda a quebrar um “ciclo de estigma e discriminação”.

Os testes de amostra de saliva ou coleta de sangue dão o resultado sobre a infecção em até vinte minutos. Segundo o Unaids, muitos pacientes não fazem o teste no laboratório por medo da reação, e do estigma que podem enfrentar ao se descobrirem soropositivos. Um estudo no Quênia, por exemplo, mostrou que apenas 16% dos entrevistados que tinham o HIV sabiam que estavam infectados.

A possibilidade de fazer o teste em casa também foi saudada pelo juiz da Corte Constitucional da África do Sul, Edwin Cameron. O país africano tem um dos maiores índices de contaminação com o vírus.

Com informações da Rádio ONU.