Paralisação do atendimento a clientes de planos de saúde em SP começa dia 1º

Médicos paulistas reivindicam fim dos abusos dos planos de saúde contra médicos e pacientes

São Paulo – Começa nesta quinta-feira (1º) a paralisação por especialidades dos médicos de São Paulo. Ficarão sem atendimento os usuários da Ameplan, Assefaz, Cetesb, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Green Line, Intermédica, Mediservice, Notredame, Porto Seguro, Prosaude, Vale e Volkswagen. Estima-se que os 12 planos tenham no total cerca de 3 milhões de usuários no estado.

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo, Cid Carvalhaes, a paralisação integra o chamado Movimento Médico, que pressiona as operadoras para negociarem os reajustes nos valores de consultas e procedimentos, bem como coibir a interferência das empresas de saúde suplementar nas decisões tomadas pelos médicos na condução do tratamento.

“O movimento visa melhorar as condições no atendimento ao paciente. As operadoras têm interferido nas decisões médicas. Há uma série de exames, internações e cirurgias negadas diariamente pelos planos sem qualquer motivo ou explicação”, completou Carvalhaes.

O Movimento Médico é formado por Associação Paulista de Medicina (APM), Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), outros sindicatos do estado, sociedades de especialidades médicas.

A paralisação escalonada será apenas para atendimentos com hora marcada, para minimizar os prejuízos ao paciente.  Segundo Carvalhaes, o objetivo não é lesar o usuário e sim alertá-lo de que já está sendo prejudicado quando precisa marcar uma consulta e não consegue, quando seu médico solicita um exame que lhe é negado pela burocracia do convênio.

Conforme o sindicato dos médicos, o movimento conta com o apoio de entidades defensoras do consumidor, como o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), a Associação dos Usuários de Planos de Saúde (Aussesp) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “O usuário precisa saber que enquanto paga mil reais por mês por um plano de saúde, seu médico está recebendo 25 reais por consulta”, disse o dirigente.

Confira o cronograma de suspensão do atendimento por especialidade:

1 a 3 de setembro – Ginecologia e Obstetrícia
8 a 10 de setembro – Otorrinolaringologia
14 a 16 de setembro – Pediatria
16 a 19 de setembro – Cardiologia
19 e 20 de setembro – Ortopedia e traumatologia
21 a 23 de setembro – Pneumologia e tisiologia
28 a 30 de setembro – Cirurgia Plástica

As informações são da assessoria de imprensa do Sindicato dos Médicos de SP

Leia também

Últimas notícias