Até agosto, exame de carga viral de HIV será regularizado

Padilha aposta em compra emergencial para normalizar estoques de reagentes

Padilha garante que gestantes, crianças e pessoas em início ou mudança de tratamento tiveram exame priorizado (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil – arquivo)

São Paulo – Os estoques de reagentes para exames de carga viral de HIV devem voltar ao normal até agosto. Uma compra emergencial foi realizada no início do mês, e a entrega do material às 80 instituições capacitadas do país para o teste deve começar no início de agosto. As amostras coletadas de pessoas que não se enquadram em um dos grupos preferenciais vêm sendo mentidas congeladas.

Em maio, o Ministério da Saúde realizou uma licitação para compra de uma tecnologia mais moderna que permite análise mais rápida da carga viral. O edital foi embargado na Justiça por causa de recursos apresentados por empresas concorrentes que saíram derrotadas do certame.

“Por isso, tivemos que fazer uma licitação de emergência para garantir a regularização em agosto”, disse o ministro Alexandre Padilha nesta terça-feira (26), depois de participar da abertura dos trabalhos da Rede dos Institutos de Enfrentamento ao Câncer, dos países membros da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

A carga viral é um indicador que permite avaliar o funcionamento do tratamento em curso. Para pacientes que manifestam os sintomas da doença, é importante que a informação seja obtida periodicamente. Gestantes, crianças de até quatro anos e pessoas em início de tratamento ou tiveram os exames assegurados com prioridade desde o início do desabastecimento.

Com informações da Agência Brasil