Médicos de São Paulo fazem passeata em protesto contra operadoras de planos de saúde

Médicos fazem passeata no centro de São Paulo, no Dia Mundial da Saúde (Foto: © Anderson Barbosa/Fotoarena/Folhapress) São Paulo – Médicos da capital paulista fizeram na manhã desta quinta-feira (7) […]

Médicos fazem passeata no centro de São Paulo, no Dia Mundial da Saúde (Foto: © Anderson Barbosa/Fotoarena/Folhapress)

São Paulo – Médicos da capital paulista fizeram na manhã desta quinta-feira (7) uma passeata na região central da cidade em protesto contra as operadoras de planos de saúde. A categoria faz manifestações em todo o país com a suspensão do atendimento a pacientes conveniados. Só os casos de emergência estão sendo atendidos.

A paralisação foi organizada pela Associação Médica Brasileira (AMB), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), e pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam) –  7 de abril é o Dia Mundial da Saúde.

Os médicos querem chamar a atenção da população sobre a autonomia profissional, o respeito à autonomia de trabalho, além de alertar sobre a existência de contratos sem regras claras com as empresas.

De acordo com essas entidades, há 160 mil médicos trabalhando atualmente na saúde suplementar, atendendo cerca de 45,5 milhões de usuários de planos de assistência médica no Brasil. Por ano, são realizadas cerca de 223 milhões de consultas e 4,8 milhões de internações por meio de planos de saúde.

Edição: Fábio M. Michel

Leia também

Últimas notícias