Vinte e quatro municípios brasileiros correm risco de surto de dengue

Brasília – Vinte e quatro municípios em sete estados têm risco de surto de dengue. Nessas cidades, há registros de larvas de mosquitos em mais de 4% de residências pesquisadas. […]

Brasília – Vinte e quatro municípios em sete estados têm risco de surto de dengue. Nessas cidades, há registros de larvas de mosquitos em mais de 4% de residências pesquisadas.

Pernambuco é o estado com maior número de cidades com risco de surto da doença, dez em todo o estado. No município de Afogados de Ingazeira, no sertão do estado, o índice de infestação é de 11% das casas.

O Rio Grande do Norte aparece em seguida, com quatro municípios em situação crítica. Bahia e Minas Gerais têm três cidades da lista de risco. No Acre são duas cidades e no Amazonas e em Rondônia, uma. Duas capitais estão entre os municípios com situação crítica: Porto Velho e Rio Branco.

As informações são do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), divulgadas nesta segunda-feira (6) pelo Ministério da Saúde, que recebeu dados de 370 municípios.

Além dos municípios com risco de surto, 154 cidades estão em situação de alerta, inclusive 14 capitais. Nestas cidades, o índice de presença de mosquitos atinge entre 1% e 3,9% das casas. De acordo com o Ministério da Saúde, esses municípios deverão receber atenção especial no combate ao mosquito para evitar a situação de risco de surto.

Em 192 municípios, o resultado do levantamento foi considerado satisfatório, com menos de 1% de infestação. 

Fonte: Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias