Trabalhadores da saúde protestam nesta 4ª contra oferta de leitos do SUS a planos de saúde em SP

São Paulo – Sindicatos da área da saúde, em conjunto com os Conselhos Municipal e Estadual de Saúde, promovem nesta quarta-feira (15) protesto em frente à Assembleia Legislativa de São […]

São Paulo – Sindicatos da área da saúde, em conjunto com os Conselhos Municipal e Estadual de Saúde, promovem nesta quarta-feira (15) protesto em frente à Assembleia Legislativa de São Paulo. O alvo da manifestação é o Projeto de Lei complementar (PLC) 45/2010, que prevê a oferta de 25% dos leitos e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) a planos de saúde e pacientes particulares em todo estado.

De autoria do governador de São Paulo Alberto Goldman (PSDB), o PLC é alvo de críticas de médicos, sindicalistas, parlamentares de oposição e inclusive de deputados da bancada tucana. A principal crítica é de que se trata de uma forma de venda de leitos de hospitais públicos de referência a empresas privadas.

De acordo com os sindicatos de categorias como médicos, psicólogos, enfermeiros e demais profissionais da saúde, o PLC vai reduzir o atendimento aos usuários do SUS e reservar vagas para quem tem condições de pagar. “Não são vagas novas, criadas. Fatalmente vão reduzir as vagas para quem depende do SUS”, explica Helcio Marcelino, diretor do SindSaúde-SP.

Para o dirigente sindical, o projeto também vai criar cidadãos de “primeira” e de “segunda classe”. “Quem pode pagar vai ter atendimento com rapidez e qualidade. Quem não pode vai ficar na fila”, vaticina Marcelino. Os representantes de entidades da saúde pedem o veto ao projeto de lei.

O protesto está marcado para 16h30, na Assembleia Legislativa de São Paulo, na avenida Pedro Álvares Cabral, 201. 

Leia também

Últimas notícias