Governo busca solução para greve dos médicos peritos do INSS

Greve de peritos do INSS gera atraso em relatórios médicos (Foto: Fabio Pozzebom/Abr) Brasília – O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, e o presidente do Instituto Nacional do […]

Greve de peritos do INSS gera atraso em relatórios médicos (Foto: Fabio Pozzebom/Abr)

Brasília – O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, e o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Valdir Moysés Simão, se reúnem nesta terça-feira (17) com o presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Cid Carvalhaes. Em pauta, uma solução para a greve dos médicos peritos do INSS, que já dura quase dois meses. O secretário executivo do ministério, João Ernesto Aragonés Vianna, também participa do encontro.

O atendimento aos segurados nos postos do INSS vem sendo feito parcialmente, por decisão da Justiça, que considerou a greve legal, mas determinou que 50% dos médicos, ou seja, 1.850 em todo o país, não interrompessem o atendimento nas agências.

Residentes

Médicos-residentes de todo o país entraram em greve nesta terça, por tempo indeterminado. A categoria reivindica o reajuste da bolsa-auxílio, a ampliação de benefícios, como a criação da 13ª bolsa, e a melhoria das condições de formação.

Liderado pela Associação Nacional de Médicos-Residentes (ANMR), o movimento fará manifestações nos principais hospitais com programas de residência, que reúnem mais de 22 mil médicos em todo o país. A Comissão de Greve da ANMR orienta, no entanto, que nos serviços essenciais (urgências, emergências e UTIs) sejam mantidos 30% dos residentes de cada setor.

Durante assembleias durante o dia, os médicos-residentes vão avaliar a proposta de reajuste salarial de 20% apresentada na noite da segunda-feira (16) pelos ministérios da Saúde e da Educação. A proposta também será analisada pela Comissão Nacional de Greve.

Leia também

Últimas notícias