Rio vai acompanhar combate à dengue pela internet

São Paulo – O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse nesta quarta-feira (14) que as ações do município no combate à infestação na cidade pela dengue serão publicadas […]

São Paulo – O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse nesta quarta-feira (14) que as ações do município no combate à infestação na cidade pela dengue serão publicadas na internet para consulta pública, com informações atualizadas semanalmente. “Um elemento fundamental na questão da dengue é a transparência e a informação”, destacou, em cerimônia organizada para lançar o serviço. Às terças-feiras, às 15h, segundo Paes, as informações sobre a doença e as ações de combate e prevenção na cidade serão renovadas.

Os dados serão divulgados no site da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (www.rio.rj.gov.br/web/smsdc). A promessa é que a publicação digital traga o número total de casos notificados, a distribuição pelas regiões da cidade, a quantidade de atendimentos nos polos de hidratação (que distribuem soro a pessoas com suspeita de ter contraído a doença) e as ações da prefeitura de combate ao mosquito Aedes aegypti, entre outras informações.

A população também pode ligar para o telefone da Central de Atendimento ao Cidadão (1746) para tirar dúvidas e informar sobre focos de criadouros do mosquito transmissor da doença.

Segundo a secretaria, na semana passada, foram notificados 173 novos casos da doença. Ao longo de 2011 (de janeiro à primeira semana de dezembro), foram 74.232 casos e 51 mortes (registradas antes de 1º de agosto).

O maior número de ocorrências está concentrado em Campo Grande, na zona oeste carioca, onde 14 mil pessoas foram diagnosticadas com dengue.  Outros 2,2 milhões de depósitos com potencial de se tornarem criadouros foram tratados.

Providências

No evento, foram divulgados números sobre o atendimento aos infectados realizado até o momento na capital fluminense. Os 20 polos de hidratação, instalados desde 26 de novembro na cidade, já receberam 1.992 atendimentos. De acordo com o secretário Hans Dohmann, o Rio treinou cerca de 6 mil profissionais para diagnóstico específico e tratamento à dengue nas últimas semanas. 

A partir do dia 20, carros equipados com equipamentos inseticidas – chamados fumacês – vão entrar em operação nas áreas mais críticas da cidade, mas Dohmann faz ressalvas quanto à eficácia da estratégia. “Esses fumacês têm consequências ambientais e só matam o mosquito. Por isso, vamos priorizar algumas áreas. A solução é combater a larva do mosquito, esse é o foco.”

Com informações da Agência Brasil e da Agência Rio de Notícias