SP e PR têm 3 mortes por H1N1; óbitos são 44 no país

Osasco e Campinas adiaram em uma semana o reinício das aulas nas redes municipais de ensino para 3 de agosto

(Foto: Sergio Moraes)

São Paulo – São Paulo e Paraná confirmaram nesta segunda-feira (27) três mortes pela gripe H1N1 (Gripe A) em cada Estado, elevando para 44 o número de vítimas fatais da doença no país.

Em São Paulo, o município de Osasco confirmou duas novas mortes pelo vírus –a de uma mulher de 57 anos e a de um homem de 37 anos. Já são cinco mortos pelo novo vírus na cidade e 19 no Estado.

Ambas as vítimas morreram no dia 19 de julho e possuíam fatores que contribuíram para o agravamento dos casos, informou a prefeitura em nota.

Osasco e Campinas, outro município paulista a registrar mortes pela doença, haviam adiado em uma semana o reinício das aulas nas redes municipais de ensino para 3 de agosto.

A medida, que afetou cerca de 100 mil estudantes, foi tomada para conter o avanço do vírus entre alunos e professores.

Mais cedo, o município paulista de Mogi Guaçu havia confirmado a primeira morte pela nova doença na cidade.

A vítima foi um homem de 59 anos, que havia sido internado no dia 16 de julho com pneumonia e morreu no domingo, informou a prefeitura local.

Segundo as autoridades de Mogi Guaçu, o paciente havia mantido contato com chilenos e não pertencia ao chamado grupo de risco –gestantes, obesos ou com doenças anteriores ou em tratamento.

No Paraná, as novas mortes foram registradas em três homens, de 24, 31 e 34 anos na região metropolitana de Curitiba. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, nenhuma das vítimas pertencia ao grupo de risco. O número de vítimas pela gripe H1N1 no Paraná chegou a quatro.

Cirurgias adiadas

No domingo, o total de mortos pela nova doença no Rio Grande do Sul chegou a 16 com a confirmação de mais cinco vítimas.

“A epidemia está vindo da fronteira em direção ao litoral, atingindo também o norte do Estado”, afirmou o secretário de Saúde gaúcho, Osmar Terra, segundo nota da secretaria.

Das mortes registradas no Rio Grande do Sul, cinco foram em municípios na fronteira com a Argentina.

No Estado, 392 pacientes estão internados em hospitais, sendo que 101 deles estão em UTIs, informou a Secretaria Estadual de Saúde.

Terra estimou que existam em torno de 10 mil casos da doença no Estado.

Para atender à demanda crescente de leitos, a secretaria de Saúde gaúcha determinou a suspensão temporária de cirurgias eletivas para liberar vagas para as vítimas da gripe.

Passo Fundo, que já havia confirmado três mortes, teve dois novos óbitos –uma gestante de 31 anos, morta no dia 16, e outra gestante, de 25 anos, que morreu no dia 20, informou a secretaria.

Em Uruguaiana, a vítima foi uma mulher diabética de 63 anos e que morreu no dia 18. Foi a quarta morte no município.

Em Caxias do Sul, foi registrada a morte de um homem de 36 anos, que era cardíaco, e morreu no dia 16.

A quinta morte no Estado foi confirmada em Montenegro, a de um homem de 20 anos, morto no dia 25.

O Estado do Rio de Janeiro registrou cinco mortes pela nova doença.

Fonte: Reuters

Leia também

Últimas notícias