OMS afirma que gripe A se espalha com rapidez jamais vista

Organização deixa de contabilizar casos da doença diariamente e agora vai apenas acompanhar o avanço do vírus para outros países

A partir desta sexta-feira (17), a Organização Mundial da Saúde (OMS) deixa de publicar boletins com casos individuais da gripe A em todo o mundo para apenas incluir infecções surgidas em países que ainda não registraram a presença do vírus H1N1.

Segundo comunicado emitido pela OMS, o vírus da gripe está se espalhando com uma rapidez jamais vista e tentar contar cada caso seria desperdício dos recursos alocados para a saúde pública.

O encarregado do setor de Prevenção de Doenças da Organização Pan-Americana da Saúde, Jarbas Barbosa, destacou que “isso era apenas uma fração do que estava acontecendo. Na realidade, o que eu acho que tem que ser bem monitorado é o número de pessoas hospitalizadas, em cada país, e o número de mortes que estão ocorrendo, porque isso dá uma ideia melhor da gravidade da situação”.

A nova gripe, notificada pela primeira vez no fim de abril, já atingiu pelo menos 140 países e matou cerca de 700 pessoas. A África ainda não foi fortemente afetada, mas permanece um motivo de preocupação para as autoridades de sáude.

Com informações da Rádio ONU.

 

Leia também

Últimas notícias