OMS convoca reunião de emergência para debater surto de gripe

Este seria um sinal de que a ONU deve estar preparada para declarar a existência de uma pandemia; encontro será nesta quinta-feira (11), ao meio-dia

Genebra – A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou uma reunião de emergência com especialistas para esta quinta-feira (11) para discutir a disseminação do surto da gripe H1N1, em um sinal de que a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) deve estar pronta para declarar a existência de uma pandemia. “O comitê de emergência foi convocado para o meio-dia”, disse o porta-voz da OMS Gregory Hartl à Reuters. “Eles serão consultados sobre a situação do surto.”

A agência da ONU disse na terça-feira que estava prestes a declarar a existência da primeira pandemia de influenza em mais de 40 anos, mas queria garantir que os países estivessem bem preparados para evitar o pânico por causa da doença, conhecida por gripe suína.

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, consultou anteriormente o grupo de especialistas internacionais antes de elevar o nível de alerta para a nova cepa, que surgiu em abril no México e nos Estados Unidos.

A confirmação da disseminação no nível comunitário numa segunda região além da América do Norte deflagraria a mudança para a fase 6,  significando uma pandemia estabelecida. A escala de alerta pandêmico tem 6 níveis e atualmente se encontra na fase 5.

Até agora foram registrados 27.737 casos da doença em 74 países, com 141 mortes, de acordo com os últimos dados da OMS.