Aprender por música

No programa Bom para Todos, conheça como vão ser as aulas que devem sensibilizar alunos do ensino fundamental

O músico Uirá Kuhlmann, consultor de educação musical para escolas públicas e privadas, responde perguntas de pais e alunos (Foto TVT)

 

As escolas de ensino fundamental iniciam o ano letivo com uma novidade: começam a ser postas em prática as aulas de música, conforme determina a Lei nº 2.732, aprovada há quatro anos. Cada escola determina os métodos, o tipo de conteúdo e a frequência das aulas que trazem o resgate da cultura musical popular. 

Devem ser observadas também as especificidades de cada região, de modo a estimular a identificação do aluno com a cultura que o envolve. Ainda deverão fazer parte do conteúdo as danças, os ritmos, os instrumentos e os cantos cívicos.

Outra possibilidade trazida pela novidade curricular é a criação de sons a partir de objetos do cotidiano, não engessando o ensino musical à leitura de partituras e formação clássica. O método permite a pesquisa de múltiplas formas de desenvolvimento da sensibilidade e de promoção da sociabilidade.

No programa Música nas Escolas, da série Bom Para Todos da TVT, a mestre em educação da Universidade Metodista Roseli Fischmann e o músico Uirá Kuhlmann, consultor de educação musical para escolas públicas e privadas, respondem às perguntas de pais e alunos, que foram gravadas nas ruas. 

As preocupações dos pais foram quanto às contribuições que as aulas de música vão trazer para as crianças, como deve ser a formação dos professores responsáveis e como eles, pais, podem colaborar com os filhos para melhor assimilação do novo conteúdo. Já os jovens estavam interessados em saber se ia valer nota, como será a avaliação e se poderiam escolher os instrumentos da preferência.

Saiba as respostas e mais detalhes da novidade no site da TVT. Clique em “Programas”, depois em Bom para Todos e no espaço de busca digite “Música nas Escolas”.