Curta Essa Dica

Exposição interativa apresenta o que as crianças pensam sobre a cidade

Em cartaz até 14 de dezembro, 'Navegar – Uma Expedição por Imaginários' traz para o CEU Casa Blanca o resultado de vivências que o Grupo Esparrama fez com crianças de três territórios diferentes

Fotos: Sissy Eiko/Divulgação
Navegar

Mostra traz atividades lúdicas e obras construídas a partir da relação das crianças com o lugar onde vivem

O que as crianças pensam, sentem e de que forma vivem e mantém sua relação com a cidade? É isso o que propõe o Projeto Navegar – Uma Exposição por Imaginários, que fica em cartaz até dia 14 de dezembro no CEU Casa Blanca, na zona sul de São Paulo. A exposição é resultado de uma imersão que a companhia teatral Grupo Esparrama fez com crianças de três territórios diferentes: o CEU Heliópolis, a EMEI Gabriel Prestes e Ocupação Hotel Lord Palace.

BarcoA exposição interativa faz uma provocação para que os visitantes naveguem pela cidade e reflitam sobre ela. O público vai entrar em uma espécie de barco e vai viajar pela cidade acompanhado de três artistas: o poeta Daniel Viana, a fotógrafa Sissy Eiko e a ilustradora Marina Faria. Juntos, eles vão descobrir o que as crianças pensam sobre os problemas do espaço urbano por meio de atividades lúdicas, fotografias, poesias, desenhos e obras construídas a partir dos sentimentos e da relação das crianças com o lugar onde vivem.

Entre as atividades do Projeto Navegar – Uma Exposição por Imaginários estão jogos de tabuleiros nos quais é preciso se movimentar pela cidade e enfrentar os desafios de mobilidade e um mapa afetivo em que o público marca seus lugares preferidos da região. Há também a famosa janela azul criada por Jaime Pinheiro, usada nas intervenções do grupo na janela de um apartamento no Minhocão.

A mostra é parte da nova pesquisa do Esparrama, que deve usar esse processo na criação do terceiro espetáculo do repertório do Teatro na Janela, com previsão de estreia em 2018.

Navegar – Uma Expedição por Imaginários
Temporada CEU Casa Blanca Oficial
Quando: até 14 de dezembro
De segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, aos sábados das 9h às 16h
Onde: Biblioteca Patativa do Assaré, noCEU Casa Blanca
Rua João Damasceno, 85, São Paulo (SP)
Quanto: grátis
Mais informações: (11) 5519-5245 e www.facebook.com/grupoesparrama