Curta Essa Dica

Escassez de água é tema de exposição no Sesc Belenzinho

Mostra em cartaz até fevereiro de 2018 quer despertar consciência sobre questões fundamentais ligadas ao meio ambiente, à biodiversidade, aos ecossistemas e às mudanças climáticas

Divulgação
The Watr Diviner

Cena do vídeo ‘The Watr Diviner’, do indiano Sheba Chhachhi

Arte contemporânea em prol da preservação do planeta. Este é o mote da exposição itinerante Água, que fica em cartaz até 18 de feveveiro de 2018 no Sesc Belenzinho, em São Paulo. A mostra originalmente lançada este ano no Dia Mundial da Água, em Genebra, reúne 23 artistas de vários países. Instalações, vídeo-instalações, projeções, fotografias, esculturas, desenhos e pinturas pretendem fazer com que o visitante reflita sobre questões fundamentais ligadas à água, sua escassez e seu gerenciamento, considerado um dos maiores desafios da atualidade.

Entre os temas abordados nas obras está a poluição, representada em uma vídeo-instalação de Noritoshi Hirakawa, que trata sobre as consequências da catástrofe de Fukushima, em 2011, e a contaminação radioativa das águas. A escassez deste bem vital é retratada no filme Me, Water, Life (Eu, Água, Vida), que aborda a falta de água em zonas de conflito, como por exemplo em um campo de refugiados sírios no Líbano.

A exposição traz também artistas brasileiros. Guto Lacaz apresenta a obra Ondas d’Água, feita especialmente para a praça do Sesc Belenzinho; Jonathas de Andrade exibe a série Maré, com 111 gravuras de imagens de um velho iate clube de Maceió; e Marcelo Mosqueta reúne o material que coletou em uma expedição pelo Rio Tietê na sérieArrasto.

Com curadoria de Adelina Von Fürstenberg, Água é um projeto de Art For The World, uma organização não-governamental afiliada ao Departamento de Informação Pública das Nações Unidas.

Água
Quando: até 18 de fevereiro de 2018
De terça a sábado, das 10h às 21h; domingo e feriados, das 10h às 19h30
Onde: Sesc Belenzinho
Rua Padre Adelino, 1000, São Paulo (SP)
Quanto: grátis
Mais informações: (11) 2076-9700
Classificação indicativa: livre